Folha de S. Paulo


Temporada da Indy começa com disputa contínua e menos brasileiros

A etapa de São Petersburgo, na Flórida (EUA), abre a temporada de 2013 da Indy. E, a exemplo da F-1, pouco muda para os torcedores: carros quase sem evoluções e menos brasileiros no grid.

Neste caso, a categoria que chegou a ter cinco pilotos no começo da década, agora tem só dois, os experientes Hélio Castro Neves, 37, e Tony Kanaan, 38. Bia Figueiredo, 28, está confirmada em apenas três provas por enquanto.

Mas apesar da experiência (são 181 largadas no currículo) e do tricampeonato das tradicionais 500 milhas de Indianápolis, Castro Neves não entra com favoritismo.

"Neste começo de temporada o que você quer é garantir voltas rápidas", resume Castro Neves.

Robert Laberge - 13.mar.2013/AFP
O brasileiro Tony Kanaan durante testes do carro no Alabama
O brasileiro Tony Kanaan durante testes do carro no Alabama

Na Penske, o brasileiro tem carro para brigar por vitórias, assim como o companheiro Will Power, australiano que acumula o vice-campeonato nas últimas três temporadas.
Muitos acreditam que o australiano deve polarizar novamente o campeonato com o atual campeão, o norte-americano Ryan Hunther- -Reay, da equipe Andretti, que só abocanhou o título na última corrida de 2012.

Power, por sinal, sai na pole. Castro Neves larga em quinto.

Já Tony Kanaan, campeão de 2004, espera bons resultados com a KV, que caiu de rendimento na segunda metade do campeonato. Desta vez, Kanaan não terá a companhia do amigo Rubens Barrichello no box --o brasileiro migrou para a Stock Car.

Bia Figueiredo, por outro lado, pelo quarto ano seguido conseguiu acordo para três corridas. Ela defende a mediana Dale Coyne, hoje, na Flórida, e, em maio, no Brasil (no Anhembi) e na prova de Indianápolis.

A crise econômica mundial ainda ronda a categoria, o que travou mudanças de chassis e a entrada de novos motores (são só dois: Chevrolet e Honda).

ETAPA DE SÃO PAULO

A corrida no circuito de rua do Anhembi está marcada para 5 de maio, e o preço do bilhete varia de R$ 124 (setor H, na reta do sambódromo) a R$ 900 (setor VIP). Todos os setores têm meia-entrada. Os ingressos podem ser comprados pelo site www.tkt1.com.br.

NA TV

Etapa de São Petersburgo
Band, 13h40


Endereço da página:

Links no texto: