Folha de S. Paulo


França vence, aproveita tropeço espanhol e lidera grupo das eliminatórias

A França não teve dificuldades para vencer a Geórgia por 3 a 1, em Saint-Denis, pela quarta rodada do Grupo I das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.

Os gols franceses foram marcados por Giroud, Valbuena e Ribéry, enquanto Kobakhidze descontou para os visitantes.

Com o resultado e o tropeço da Espanha diante da lanterna Finlândia, em casa, a França assumiu a liderança da chave com 10 pontos.

Os espanhóis ocupam a segunda colocação com dois pontos a menos, seguidos pela Geórgia (quatro pontos e uma partida a mais).

Na próxima terça, França e Espanha se enfrentam em Saint-Denis, às 17h (de Brasília).

O JOGO

Com o apoio da torcida, a França mostrou uma formação ousada para enfrentar a Geórgia na etapa inicial. O esquema escolhido pelo técnico Didier Deschamps foi o 4-3-3.

Além de Ribéry, Benzema e Giroud na frente, o meio de campo contava com Valbuena e Pogba, dois atletas ofensivos. Matuidi era o único responsável pela contenção à frente da zaga.

Porém, todo este poder de fogo foi apagado pela Geórgia. Montado em um 4-5-1, que às vezes se transformava em um 4-6-0, o time visitante conseguiu brecar as investidas francesas.

Em um lance ou outro, os mandantes davam umas escapadas. Aos 6min, Ribéry acertou o travessão rival. Nove minutos depois, após bela triangulação no ataque, Benzema finalizou fraco e facilitou o trabalho do goleiro Loria.

A melhor chance foi desperdiçada por Giroud, aos 30min. Valbuena achou o centroavante do Arsenal livre, mas ele chutou por cima da meta adversária.

Com a aposta nos contra-ataques, a Geórgia chegou com perigo em duas oportunidades. Aos 25min, o capitão Amisulashvili cabeceou com liberdade e Lloris fez a defesa em dois tempos. Aos 40min, Kobakhidze arriscou de fora da área e o goleiro francês espalmou para escanteio.

A França só conseguiu superar a retranca rival no último minuto da etapa inicial, quando Valbuena cobrou uma falta na cabeça de Giroud. O atacante testou livre e colocou os mandantes em vantagem na ida para o vestiário.

Para o segundo tempo, o técnico Temur Ketsbaia, da Geórgia, trocou o meia Ananidze por Kenia. Ele só não esperava que, logo com um minuto, a França fosse ampliar a vantagem.

Giroud fez o pivô na esquerda e rolou para Ribéry. O atacante serviu Valbuena na entrada da área. O meia dominou e concluiu no ângulo de Loria.

Aos 9min, Benzema teve tudo para fazer o terceiro gol francês, mas chutou em cima do goleiro adversário.

Seis minutos depois, ao contrário de seu companheiro de ataque, Ribéry não vacilou. O atleta do Bayern de Munique recebeu uma bela inversão de Valbuena, dominou, limpou a marcação e chutou rasteiro para balançar a rede rival pela terceira vez.

Deschamps, então, fez uma substituição dupla. Sacou Matuidi e Valbuena, que saiu aplaudido, para as entradas de Sissoko e Remy.

Aos 26min, a Geórgia conseguiu descontar com Kobakhidze. O jogador pegou uma sobra na área e superou Lloris.

Visando o duelo da próxima terça contra os espanhóis, o treinador francês também poupou Ribéry. Menez entrou em seu lugar.

A França passou a administrar o êxito e ainda viu o adversário queimar sua última mudança. Gelashvili entrou na vaga de Targamadze.


Endereço da página:

Links no texto: