Folha de S. Paulo


Croácia vence Sérvia e afunda rival nas eliminatórias

Na primeira partida oficial entre Croácia e Sérvia após a separação da Iugoslávia, nos anos 90, os anfitriões venceram os sérvios por 2 a 0, em Zagreb, nesta sexta-feira, pela quinta rodada do Grupo A das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

Os dois gols foram marcados no primeiro tempo. Mandzukic fez o primeiro aos 23min e Olic fechou o placar aos 36min.

Com a vitória, a seleção croata vai a 13 pontos e assume a liderança do Grupo A. Com dez pontos, a Bélgica ainda pode retomar a ponta, caso vença a Macedônia, fora de casa, ainda nesta sexta. Já a Sérvia permanece em terceiro lugar com quatro pontos, e se distancia ainda mais dos líderes da chave.

Apenas os primeiros colocados de cada grupo se classificam diretamente para a Copa. Os oito melhores segundos colocados, de um total de nove chaves, disputam as quatro vagas restantes em mata-matas.

TENSÃO

Por conta de uma rivalidade entre os dois países, que protagonizaram uma sangrenta guerra nos anos 90, cerca de 1.500 policiais trabalharam neste jogo para evitar manifestações nacionalistas.

Mas não havia torcedores sérvios no estádio. As seleções entraram em acordo e apenas fãs croatas assistiram a partida. O mesmo valerá para o jogo de volta, em Belgrado, na Sérvia, no dia 6 de setembro. Somente torcedores locais poderão assistir o jogo.

A Croácia se tornou independente da Iugoslávia em 1991 e a Sérvia voltou a ser um estado federal em 2006, após a separação de Montenegro.

O JOGO

Dentro de campo, não houve confusão. Porém, a partida começou muito truncada e com pouquíssimos lances de perigo. A Croácia tentava ficar mais tempo com a bola para se aproximar da área e agredir o rival. Por sua vez, a Sérvia buscava os contra-ataques e pouco ameaçava o goleiro Pletikosa.

Com tranquilidade na sua defesa, os donos da casa conseguiram desenvolver seu futebol de troca de passes e abriram o placar aos 23min. Kolarov cobrou falta de forma equivocada e a bola sobrou para Mandzukic, que abriu o jogo na direita para Rakitic. O meio-campista lançou Kranjcar dentro da área. O atacante rolou para o meio da área e Mandzukic teve calma para empurrar para as redes.

Mesmo após ter tomado o gol, os sérvios não conseguiram ultrapassar a barreira defensiva croata e continuaram a sofrer com as investidas do rival, que cresceu ainda mais na partida.

Sendo assim, não foi difícil para a equipe da casa ampliar o marcador aos 36min. Em cobrança de falta da direita, Srna mandou para a área, a defesa sérvia não conseguiu afastar e Olic apareceu, na pequena área e, de peito, anotou o segundo tento.

A Sérvia começou melhor o segundo tempo e passou a ocupar o campo rival. Os visitantes pressionaram a Croácia para diminuir o marcador e quase fizeram com Djordevic, no primeiro lance da etapa final.

Os croatas aproveitaram os espaços deixados pelo adversário na defesa e também chegaram perto do gol. Modric teve duas finalizações antes dos dez minutos e quase ampliou.

O técnico da seleção croata, Igor Stimac, sacou o atacante Nico Kranjcar para a entrada do marcador Domagoj Vida, numa tentativa de evitar as investidas do time sérvio, além de fechar a sua seleção

A equipe visitante continuou com dificuldade em invadir a área rival, e quem esteve mais próximo do gol foram os croatas, que administraram nos minutos finais e conquistaram a vitória na primeira partida após a separação dos dois países da Iugoslávia.


Endereço da página:

Links no texto: