Folha de S. Paulo


UPP é apresentada como trunfo para segurança da Rio-2016

O gerente de relações internacionais do comitê Rio-2016, Jorge Barbosa Pontes, apresentou nesta terça-feira as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) como o principal ponto de "mudança" da segurança da cidade.

O projeto de pacificação, que começou em 2008, pretende levar segurança a comunidades carentes do Rio. A maioria das UPPs foi instalada em áreas turísticas ou em regiões próximas aos trajetos que serão feitos por atletas e integrantes do Comitê Olímpico Internacional.

"As UPPs promoveram a percepção de segurança. Muitas favelas foram retomadas pelo poder público. Este processo começou em 2008 e é uma mudança sem volta", disse Pontes, ao participar do Congresso Internacional em Segurança no Esporte, realizado em Doha, no Qatar.

Daniel Marenco - 27.fev.2013/Folhapress
Vista da favela e da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no Complexo do Alemão, no Rio
Vista da favela e da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no Complexo do Alemão, no Rio

"Agora, o estado está entrando nestas comunidades com escolas, hospitais. Não existe mais armas de alto poder de destruição nestas comunidades. As UPPs são realmente um instrumento para os Jogos de 2016", acrescentou o gerente do comitê responsável pela organização da próxima edição dos Jogos Olímpicos.

Na noite desta segunda, policiais realizaram uma operação na Favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão. A ação tinha como objetivo apurar uma denúncia de que traficantes estavam se preparando para atacar bases das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) da região. A operação terminou sem registros de confrontos, prisões ou apreensões.

As favelas da zona sul, onde fica a maioria dos hotéis, já conta com as UPPs. Neste mês, a polícia ocupou o Complexo do Caju e instalou unidades pacificadoras nas comunidades. A intenção é entrar com UPPs até o final do ano no Complexo da Maré, localizada no caminho do aeroporto internacional. Atualmente, a Maré é comandada por três facções rivais.

As favelas da região do Maracanã, onde serão as festas de abertura e encerramento dos Jogos, também já ganharam Unidades de Polícia Pacificadora. A região de Deodoro, onde também serão realizadas competições, deve ganhar UPPs até os Jogos Olímpicos.

O repórter SÉRGIO RANGEL viajou a convite da ICSS (Centro Internacional de Segurança no Esporte)


Endereço da página:

Links no texto: