Folha de S. Paulo


Novo gramado do Maracanã começa a ser plantado

O novo gramado do Maracanã, uma das sedes da Copa das Confederações, em junho, e palco da final da Copa 2014, começou a ser plantado na manhã deste domingo (9). Ao todo são 360 placas de grama, cada uma com 18 metros de comprimento e 1,2 metro de largura.

As peças vieram do município de Saquarema (RJ) e sua instalação no estádio deve durar quatro dias. Elas serão plantadas sobre uma camada de 10 cm de brita e outra de 30 cm de areia misturada a matéria orgânica, corretivos e fertilizantes.

Érica Ramalho/Divulgação/Governo do Rio
Foto do novo gramado sendo colocado no estádio do Maracanã, no Rio
Foto do novo gramado sendo colocado no estádio do Maracanã, no Rio

A grama é do tipo bermuda celebration, de origem americana, com folhas finas, que permitem que a bola role mais suavemente. Ela é resistente à variação de temperatura e cresce mesmo à sombra.

A data prevista para o início do plantio foi atrasada, o que acabou salvando o gramado da inundação que atingiu o Maracanã, após forte temporal no Rio, na última terça-feira (5).

Depois de plantado, o gramado será irrigado com aspersores que contam com sensores de umidade. O sistema de drenagem do estádio teve sua capacidade de vazão de água duplicada, para 230 milímetros por hora, o que, segundo os responsáveis pelo estádio, "permitirá a prática de futebol em qualquer condição de tempo e temperatura".

Apesar dos atrasos nas obras, o governo do Rio afirma que o Maracanã estará pronto para receber o primeiro evento-teste no dia 27 de abril. Até a Copa das Confederações, o estádio terá dois eventos fechados e um aberto ao público, como parte da preparação. No dia 2 de junho, o estádio será testado em sua capacidade máxima, com um jogo entre Brasil e Inglaterra.


Endereço da página:

Links no texto: