Folha de S. Paulo


Alvo de violência de organizada, Valdivia promete vitória no clássico

Decisivo, polêmico e temperamental. Ídolo no clube pelo qual conquistou dois títulos, mas questionado pela torcida por causa dos recorrentes desfalques. Neste ano, prometeu mudar de atitude para retornar à seleção.

Este é Jorge Valdivia, 29, a principal arma do Palmeiras, sétimo colocado no Paulista com 16 pontos, para o clássico com o São Paulo no Morumbi, onde o time alviverde não vence o rival há 11 anos --12 derrotas e sete empates.

Após duas temporadas em baixa no clube por causa de uma série de lesões e polêmicas extracampo, o meia chileno voltou a jogar bem neste ano, a ponto de ser convocado para dois jogos do Chile neste mês pelas eliminatórias para a Copa de 2014.

O último clássico entre as duas equipes, em outubro de 2012, marcou a última lesão mais séria de Valdivia.

Almeida Rocha-8.mar.13/Folhapress
O meia Valdivia em treino do Palmeiras um dia depois de briga com torcedores
O meia Valdivia em treino do Palmeiras um dia depois de briga com torcedores

Na derrota por 3 a 0, em outubro, pelo Brasileiro, o meia foi substituído após romper o ligamento do joelho esquerdo e perdeu o resto do ano.

Neste domingo, Valdivia tentará resgatar em campo o futebol apresentado na sua primeira passagem pelo Palmeiras, quando fez dois gols em duas partidas contra o São Paulo no Paulista de 2008 --ano em que o time ganhou seu último título estadual.

"Esse grupo é muito forte e ficou mostrado que está mais unido do que nunca e que domingo [hoje] vai ganhar do São Paulo depois de muito tempo que o Palmeiras não vence lá [Morumbi]", prometeu o chileno.

Embora tenha sido poupado do treino anteontem com dor na panturrilha direita, fruto de uma pancada sofrida no jogo contra o Tigre, pela Libertadores, Valdivia disse estar pronto para o duelo.

Segundo ele, a tentativa de agressão por torcedores da Mancha Alviverde no aeroporto em Buenos Aires não afetará seu desempenho --ele admitiu ter feito gesto obsceno para um torcedor que o xingou em campo.

"Estou louco para voltar a fazer gol em clássico", disse o meia, que recebeu apoio da diretoria do clube. O último contra um rival grande foi justamente contra o São Paulo, naquela semifinal em 2008.

O técnico Gilson Kleina não antecipou a escalação, mas a tendência é que repita a equipe titular do jogo contra o Tigre. A única mudança garantida é a presença Juninho na lateral-esquerda, já que Marcelo Oliveira está suspenso. Lesionados, Souza e Maikon Leite não jogam.

FICHA TÉCNICA

São Paulo: Rogério; Douglas, Lúcio, Rafael Toloi e Cortez; Welligton, Fabrício (Denilson) e Jadson; Aloísio, Luis Fabiano e Osvaldo. Técnico: Ney Franco.

Palmeiras:Fernando Prass; Weldinho, Henrique, Maurício Ramos e Juninho; Vilson, Márcio Araújo, Wesley e Valdivia; Vinícius (Leandro) e Kléber. Técnico: Gilson Kleina.

Estádio: Morumbi

Horário: 16h

Árbitro: Leandro Bizzio Marinho


Endereço da página:

Links no texto: