Folha de S. Paulo


Rio anuncia primeiro jogo no Maracanã para o dia 27 de abril

Depois de uma reunião de cerca de duas horas no Palácio Guanabara, o governo do Rio anunciou nesta sexta-feira aos representantes da Fifa que o Maracanã estará pronto para receber o primeiro evento-teste no dia 27 de abril.

Na quinta-feira, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, havia admitido, pela primeira vez, a possibilidade de a Copa das Confederações ser disputa no estádio inacabado.

O torneio vai acontecer em seis cidades brasileiras de 15 a 30 de junho e servirá de teste para a Copa do Mundo.

No comunicado da Fifa, "o secretário da Casa Civil, Régis Fitchner, que representou o governador Sérgio Cabral, reconfirmou que o estádio estará pronto para receber o primeiro evento-teste no dia 27 de abril".

A reunião desta sexta-feira foi marcada às pressas pela Fifa. Dos seis estádios que receberão o torneio, o Maracanã é o que está mais atrasado.

"Sabemos que não temos um cronograma fácil, mas o Maracanã estará pronto para receber eventos-teste no dia 27 de abril. No total, organizaremos dois eventos fechados e um grande evento para o público como parte da preparação para a Copa das Confederações da Fifa. Isso garantirá que todos os aspectos operacionais após a reforma do estádio passem por testes detalhados, sendo um deles com a capacidade máxima, no dia 2 de junho, no jogo entre Brasil e Inglaterra", disse Fichtner, na nota da Fifa.

O primeiro jogo deverá ser realizado para os operários que trabalham na obra.

Atualmente, funcionários do consórcio formado por Odebrecht e Andrade Gutierrez instalam a cobertura e as cadeiras na arena. O gramado ainda não foi colocado.

De acordo com os responsáveis pela empreitada, 87% da obra já foi concluída.

Segundo a Fifa, o governo do Rio apresentou um programa detalhado das fases finais de construção e eventos-teste, além de discutir com ela e o COL (Comitê Organizador Local) do Mundial o plano de preparação operacional. A nota diz que o documento envolve particularmente as estruturas temporárias necessárias para a Copa das Confederações, começando por tecnologia da informação.

O prazo para a entrega do Maracanã aos dirigentes da Fifa já estourou diversas vezes. Pelo cronograma inicial da entidade, a arena deveria ter ficado pronta ainda em dezembro do ano passado.


Endereço da página:

Links no texto: