Folha de S. Paulo


Atlético-MG vence bolivianos e dispara na liderança do grupo do São Paulo

Com gols de Jô e Ronaldinho, o Atlético-MG venceu o boliviano Strongest por 2 a 1, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela terceira rodada do Grupo 3 da Libertadores-2013. Melgar descontou no último lance.

Com o resultado, o time mineiro disparou na liderança da chave com nove pontos, cinco à frente do segundo colocado São Paulo, que mais cedo empatou por 1 a 1 com o Arsenal, da Argentina, no Pacaembu.

A equipe boliviana fica com a terceira posição (3), enquanto o clube argentino somou seu primeiro ponto nesta quinta-feira.

Na próxima rodada, dia 13 de março, o Atlético-MG visita o Strongest, na altitude de La Paz.

O JOGO

Apesar dos problemas físicos do capitão Réver e do meia-atacante Bernard, o técnico Cuca colocou força máxima em campo para enfrentar o Strongest. O treinador conseguiu repetir a escalação dos jogos anteriores diante de São Paulo e Arsenal.

O zagueiro Réver entrou na partida com uma touca de natação na cabeça, pois levou pontos na região após uma dividida no final de semana. Devido a uma infecção na garganta, Bernard perdeu peso e foi para o duelo desta quinta debilitado.

O Atlético-MG iniciou o jogo pressionando o adversário, mas pecou nas finalizações e não conseguiu abrir o marcador. Em uma destas oportunidades, Ronaldinho deu um lindo passe, de costas para o gol, e deixou Jô livre. Na dividida com o goleiro Vaca, a bola saiu pela linha de fundo.

Armado no 4-5-1, que já havia dado trabalho para o São Paulo na última semana, a equipe boliviana neutralizou a pressão do rival e quase marcou um gol com Escobar. Aos 20min, Reina deixou o atacante livre na área, porém ele chutou para fora.

A resposta do Atlético-MG foi dada dez minutos depois. Jô dividiu novamente com Vaca e Bejarano salvou em cima da linha.

No segundo tempo, com as mesmas formações, Atlético-MG e Strongest fizeram um duelo equilibrado nos primeiros minutos. A primeira oportunidade foi dos visitantes. Cristaldo obrigou Victor a realizar uma difícil intervenção.

Aos 7min, Ronaldinho cobrou uma falta da intermediária com perigo, porém a bola subiu demais e saiu por cima da meta defendida por Vaca.

Quatro minutos depois, Diego Tardelli desceu pela direita e deixou Bernard livre na área. O jogador escorou e a bola carimbou a trave. No lance seguinte, no entanto, Jô não perdoou.

Ronaldinho cruzou da esquerda, a bola passou por toda área e Jô completou livre com o pé direito para abrir o marcador.

Aos 16min, exausto, Bernard cedeu vaga a Richarlyson. E o próprio atleta, quatro minutos mais tarde, deixou Tardelli livre na marca do pênalti. O atacante balançou as redes, mas o assistente anulou por impedimento.

Aos 27min, Ronaldinho olhou para o lado esquerdo e tocou para o direito. Marcos Rocha invadiu a área e foi derrubado por Torrico. O árbitro uruguaio Daniel Fedorzuck assinalou a penalidade.

Ronaldinho foi para a cobrança com o peso de ter perdido um penal contra o Arsenal, na segunda rodada. Desta vez, no entanto, ele converteu e ampliou a vantagem dos mandantes.

Depois de ver o time abrir 2 a 0 sobre o Strongest, a torcida atleticana aumentou a festa. Começou a gritar "olé" e "caiu no Horto, está morto", em alusão ao bairro do estádio Independência. Desde que foi reinaugurada, a arena ainda não assistiu a uma derrota da equipe alvinegra.

Já no fim do duelo, Cuca fez as duas últimas mudanças. Saíram Jô e Pierre para as entradas de Alecsandro e Gilberto Silva. O técnico Eduardo Villegas também promoveu duas alterações. Sacou Cristaldo e Reina. Ramallo e Melgar os substituíram.

O próprio Melgar, aos 46min, descontou após uma cobrança de escanteio.


Endereço da página:

Links no texto: