Folha de S. Paulo


Fifa licencia terceira fornecedora para tecnologia da linha do gol

A Fifa confirmou nesta segunda-feira o licenciamento de sua terceira fornecedora da tecnologia para a linha do gol (GLT, na sigla em inglês). Trata-se da empresa Cairos Technologies AG, controladora da Impire AG, que atendeu todos os requisitos dos testes.

Segundo comunicado no site oficial da entidade, o sistema foi testado pelo instituto independente suíço EMPA.

Entre os dias 18 e 20 de dezembro de 2012 foram realizadas provas em campo. A primeira experiência ocorreu no estádio Wildpark, do Karlsruhe alemão e, depois, no centro de treinamento do Mutschelbach, clube das divisões inferiores da Alemanha.

"Depois de passar com êxito pelos testes de laboratório, a empresa então iniciou os trâmites para receber a licença do Programa de Qualidade da Fifa", disse a entidade na nota.

No ano de 2000, a Cairos começou a avaliar uma ampla gama de tecnologias. A partir daquele ano, desenvolveu uma solução baseada em um campo magnético para ajudar os árbitros a determinar se a bola cruzou ou não a linha do gol por completo.

Na semana passada, a Fifa confirmou que utilizará a tecnologia na Copa do Mundo de 2014 e na Copa das Confederações deste ano no Brasil.

"O objetivo é usar a GLT para ajudar os árbitros e instalar o sistema em todos os estádios, dependendo da instalação bem-sucedida e dos testes pré-jogos por parte de arbitragem", informou na ocasião.

Editoria de Arte/Folhapress
Equipamentos já serão utilizados na Copa das Confederações e na Copa do Mundo
Equipamentos já serão utilizados na Copa das Confederações e na Copa do Mundo

Endereço da página:

Links no texto: