Folha de S. Paulo


Manifestação contra campo de golfe para a Rio-2016 fecha avenida na Barra

Manifestantes contrários à construção do campo de golfe para os Jogos Olímpicos-2016 na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio) fecharam na tarde deste sábado (23) duas pistas da avenida das Américas, principal via da região.

Ativistas alegam que o campo olímpico resultará na destruição da Reserva de Marapendi, área de preservação ambiental e patrimônio nacional

O ato aconteceu na altura do quilômetro 10, em frente à estação do BRT Golfe Olímpico. O trânsito ficou complicado no local e agentes da CET-Rio orientavam os motoristas.

A construção do campo de golfe foi aprovada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro no fim do ano passado e desde então a população da região tem criticado a decisão.

O biólogo e ativista ambiental Marcello Mello era um dos manifestantes. "Esse projeto é um exemplo de que os órgãos não respeitam a Rio+20 e de que evitam o desenvolvimento sustentável. As autoridades estão colocando as áreas verdes à venda e nós temos que nos unir para defender o nosso patrimônio nacional. Se esse campo de golfe for construído nesta área de proteção ambiental, várias espécies serão eliminadas", disse.

Durante o protesto, foi realizada uma oficina de faixas e cartazes e foram coletadas assinaturas para um abaixo-assinado que estará disponível na internet na próxima semana.

"A nossa ideia é pegar essas assinaturas e entrar com um ação civil pública", afirmou Denise Silveira, integrante do movimento Coletivo de Resistência Popular Zona Oeste 2, que organizou o ato.

Maíra Rubim/Folhapress
Protesto contra a construção do campo de golfe para a Olimpíada, no Rio
Protesto contra a construção do campo de golfe para a Olimpíada, no Rio

Endereço da página:

Links no texto: