Folha de S. Paulo


Corinthians cede empate na Bolívia em jogo marcado por morte de torcedor

O Corinthians saiu na frente, mas cedeu o empate por 1 a 1 para o San José, da Bolívia, em Oruro, pela primeira rodada do Grupo 5 da Libertadores, nesta quarta-feira. A partida foi realizada em um cidade localizada a 3.700 m do nível do mar. O gol do time brasileiro foi marcado por Guerrero, enquanto Saucedo empatou o duelo na segunda etapa.

O jogo terminou com uma nota triste. Um adolescente boliviano de 14 anos, identificado como Kevin Beltrán, que acompanhava a partida, morreu depois de ser atingido por fogos de artifício. Autoridades tentaram salvar a vida do torcedor ao trasladá-lo para um hospital da cidade, porém o jovem não resistiu.

Com este resultado, as duas equipes somam um ponto na chave, liderada pelo mexicano Tijuana, que nesta terça venceu o Millonarios, na Colômbia, por 1 a 0. Agora, o Corinthians volta ao gramado pela competição continental no dia 27 de fevereiro, quando recebe o Millonarios. Na mesma data, o San José visita o Tijuana.

O JOGO

O Corinthians, armado por Tite no já tradicional 4-3-3, iniciou a partida como se estivesse atuando ao nível do mar. Logo aos 22s, Guerrero recuperou a bola, arriscou e o goleiro Lampe espalmou. No rebote, Emerson não conseguiu aproveitar e dividiu com o atleta do San José.

Os jogadores da equipe boliviana reclamaram com o atacante, mas o árbitro equatoriano Carlos Vera Rodriguez apenas conversou com o corintiano. Aos 2min, Emerson deixou de ser o carrasco para ser a vítima ao receber uma entrada dura de Tordoya. Mais uma vez, o juiz não mostrou cartão.

Três minutos depois, Danilo acionou Fábio Santos na lateral esquerda. O jogador chegou à linha de fundo e cruzou para Guerrero completar de primeira à meta adversária: Corinthians 1 a 0.

Após o tento, talvez por causa da altitude, o time brasileiro parou de exercer pressão sobre o rival. Paulinho ainda teve a última grande chance corintiana na etapa inicial, porém Lampe colocou a bola para escanteio.

Com defesa, meio de campo e ataque afastados, o Corinthians deixou espaços para o San José crescer. Sem qualificação técnica, os mandantes abusaram dos chutes de fora da área e cruzamentos nas direções de Saucedo e Cabrera.

O goleiro Cássio conseguia interceptar todas as investidas com certa facilidade. O camisa 12 corintiano só deu um susto quando sentiu a perna em uma reposição de bola. Depois de receber o atendimento, ele continuou no confronto e Danilo Fernandes voltou ao banco de reservas após realizar aquecimento.

Na volta do intervalo, os times não foram alterados. Aos 5min, o San José chegou com perigo em um arremate de Torrico. Após tabelar com Gómez, o atleta recebeu, invadiu a área e chutou de direita. Cássio colocou para a linha de fundo.

Aos 10min, o técnico Marcos Ferrufino, dos mandantes, colocou García na vaga de Dury. Tite respondeu com Renato Augusto no lugar de Jorge Henrique. O espaço dado pelo Corinthians foi aproveitado aos 15min. García cruzou na área e Saucedo completou na falha de Fábio Santos.

Emerson teve duas grandes chances para desempatar o duelo. Aos 21min, Guerrero tocou para o atacante. Sozinho na pequena área, ele chutou na trave. Depois ainda olhou para o assistente e confirmou que sua posição era regular.

No minuto seguinte, o camisa 11 isolou em uma conclusão da meia-lua. O treinador corintiano queimou as duas mudanças. O próprio Emerson saiu para a entrada de Pato e Paulo André foi substituído por Felipe.

Ferrufino também usou as outras duas alterações: Sejas e Bonafina entraram nos lugares de Carrizo e Gómez. Aos 35min, Guerrero saiu para receber atendimento e continuou no gramado, já que Tite não podia mais mexer na equipe.

Até o fim do jogo, O Corinthians se fechou para segurar a igualdade e trazer um ponto para São Paulo.


Endereço da página:

Links no texto: