Folha de S. Paulo


Velhos conhecidos, Milan e Barcelona disputam de novo vaga na Champions

Os gigantes do futebol europeu Milan e Barcelona se enfrentam pela quinta vez em pouco mais de um ano nesta quarta-feira (às 16h45, de Brasília) no estádio San Siro, em MIlão, pela partida de ida das oitavas de final da Copa dos Campeões 2012/13.

Os dois clubes somam juntos 20 títulos continentais. Com 11 troféus, o Barça leva a melhor no quesito quantidade. São quatro Champions, quatro Recopas (competição que não existe mais desde 1999) e três Copas da Uefa (versão antiga da Liga Europa).

Já o Milan ainda está bem à frente dos catalães, somando sete títulos na Copa dos Campeões e três da Copa da Uefa.

No entanto, mesmo com o peso da camisa 'rossonera', o time catalão é favorito deste confronto contra os italianos que vivem uma temporada conturbada.

No fim da década de 80, o grande Milan comandado por Arrigo Sacchi dominava o continente com o talento do craque holandês Marco Van Basten, campeão europeu em 1989 e 1990 e eleito três vezes melhor jogador do mundo (1989, 1990 e 1992).

Nos últimos anos, este protagonismo passou a ser do Barça, que conquistou a Champions em 2006, 2009 e 2011 e tem como principal arma o argentino Lionel Messi, que levou os últimos quatro prêmios da Bola de Ouro.

Na temporada passada, Milan e Barça fizeram dois duplos confrontos, um na fase de grupos (empate em 2 a 2 no Camp Nou e vitória por 3 a 2 dos catalães em San Siro) e outro nas quartas de final (empate sem gols em Milão e vitória por 3 a 1 do Barça em casa).

Mesmo com a saída do técnico Josep Guardiola, o time espanhol não perdeu nada da sua qualidade com a chegada de Tito Vilanova. O treinador atual não estará no banco nesta quarta-feira porque está tratando um câncer na glândula parótida em Nova York. Ele será substituído pelo auxiliar Jordi Roura.

O clube vem quebrando todos os recordes no Campeonato Espanhol, com 65 pontos dos 72 possíveis e 12 pontos de vantagem sobre o vice-líder Atlético de Madrid.

Messi tem números ainda mais impressionantes, com nada menos de 37 gols em 24 partidas, mais do que todos os atacantes do Milan juntos (15 para Stephan El Shaarawy, 10 para Giampaolo Pazzini, 4 para Mario Balotelli, 3 para Bojan Krkic e um para Kevin-Prince Boateng).

Para o duelo em San Siro, Roura poderá contar com seu maestro, o meia Xavi, recuperado de uma lesão na coxa, mas terá os desfalques do lateral brasileiro Adriano e do atacante David Villa.

Na semana passada, o zagueiro Gerard Piqué esbanjava confiança ao declarar que seu time tinha condições de repetir o feito de 2009, quando conquistou a tríplice coroa (Campeonato Espanhol, Copa dos Campeões e Copa do Rei).

No entanto, os catalães precisam encarar o confronto com cautela, já que o Milan vem mostrando sinais de recuperação depois de um péssimo início de temporada.

O time 'rossonero', que beirava a zona de rebaixamento em outubro, subiu para a quarta posição do Campeonato Italiano após sua vitória por 2 a 1 sobre o Parma na sexta-feira.

O clube do ex-primeiro ministro Silvio Berlusconi está começando a superar o trauma da saída do brasileiro Thiago Silva e do sueco Zlatan Ibrahimovic para o PSG em agosto e conta desde o fim do mês de janeiro com um reforço de peso, o atacante Mario Balotelli, contratado junto ao Manchester City.

Balotelli já anotou quatro gols em três partidas com a camisa do time italiano, um a mais do que em quatro meses com os ingleses no início da temporada.

O jogador inicia uma semana repleta de fortes emoções: quatro dias depois de enfrentar Messi e Companhia, disputará o grande clássico de Milan contra a Inter, clube que defendeu de 2006 a 2010.

Sua dupla com Stephan El Shaarawy é a grande aposta do técnico Massimo Allegri, que sabe que o Barça sofreu pelo menos um gol nos seus últimos nove jogos.


Endereço da página:

Links no texto: