Folha de S. Paulo


Governo tem 40 mil candidatos a voluntários nas Confederações e Mundial

Com inscritos de 18 a 85 anos, o programa de voluntariado do governo brasileiro para a Copa do Mundo tem 40.065 candidatos interessados em ajudar na realização do evento.

O Rio é a cidade mais cobiçada pelos voluntários, com 8.143 pessoas que querem trabalhar no palco da final da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

Em segundo lugar aparece São Paulo, com quase metade de candidatos. Cuiabá e Natal foram as sedes com menos candidatos, 353 e 590, respectivamente.

Na média, são 3.338 candidatos por sede.

Chamado "Brasil Voluntário", esse programa é organizado pelo governo.

Os voluntários vão colaborar nas atividades que serão de responsabilidade do Brasil durante o evento, como prestar informações a turistas em aeroportos e outros locais públicos. Há um projeto semelhante só para colaboradores da Fifa nos estádios.

O projeto custará cerca de R$ 30 milhões, entre compra de uniforme e capacitação dos interessados

O governo espera contar com a colaboração de 7.000 voluntários nas seis sedes da Copa das Confederações, que acontece em junho deste ano, além de outros 4.900 para abertura e encerramento do evento, em Brasília e no Rio.

As seis sedes da Copa das Confederações receberam 22.366 inscrições, uma concorrência de cerca de três pessoas por vaga.

Na Copa-2014, serão esperados 50 mil voluntários nas 12 cidades-sede. Haverá uma nova rodada de inscrições para o mundial. Para a Copa, o governo pretende ainda contar com a colaboração de estrangeiros.

Nessa primeira fase de inscrições, entre janeiro e fevereiro, 458 candidatos de 30 países se ofereceram para trabalhar. A Argentina teve 220 candidatos, enquanto países como Barein, Hong Kong e Bahamas tiveram uma inscrição cada.

A Copa do Mundo no Brasil bateu o recorde de inscrições para o programa de voluntariado da Fifa. Mais de 130 mil pessoas se alistaram no site da entidade, que vai escolher sete mil delas para trabalharem na Copa das Confederações, e 15 mil para a Copa do Mundo. Assim, a Copa-2014 deverá ter cerca de 65 mil voluntários da Fifa e do governo federal.

O número de inscritos no projeto da Fifa foi muito maior que o das duas Copas anteriores. Na Alemanha-2006 foram 48 mil, e na África do Sul-201, 70 mil.


Endereço da página:

Links no texto: