Folha de S. Paulo


Prefeitura do Rio quer rúgbi em Moça Bonita

Com o rúgbi sem local de disputa definido na Olimpíada do Rio-2016, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, fez nesta segunda lobby para emplacar o esporte no estádio de Moça Bonita, em Bangu.

O prefeito apresentou a proposta para o presidente do Comitê Rio 2016 (comitê organizador dos Jogos), Carlos Arthur Nuzman.

Segundo Paes, o município arcaria com a reforma do estádio do Bangu e faria uma parceria com a Federação de Futebol do Rio para garantir a manutenção da arena após o evento. O prefeito não informou o valor da empreitada.

Em novembro, o Vasco desistiu de sediar as partidas de rúgbi em São Januário durante os Jogos do Rio. Com isso, o esporte ainda não tem local definido. O Comitê Rio 2016 avalia a possibilidade de colocar os jogos no Engenhão.

"Disse ao Nuzman há pouco: 'se você topar, eu começo a obra amanhã lá'", afirmou o prefeito.

Localizado na zona oeste, Bangu é um dos bairros mais populosos da cidade. Na eleição do ano passado, o prefeito conseguiu na região de Bangu uma das suas melhores votações. Na 238ª zona eleitoral, que engloba o bairro e Senador Camará, Paes obteve 71,76 % dos votos na região.

Ele visitou o bairro até no dia da eleição. Na ocasião, o prefeito acompanhou o candidato a vice de sua chapa, Adilson Pires, do PT, na Vila Aliança, em Bangu.

Nos Jogos do Rio, o rúgbi será disputado com sete atletas em cada times. O esporte já esteve na Olimpíada na modalidade de 15 jogadores, até 1924.

Nesta segunda, a Comissão de Coordenação do COI (Comitê Olímpico Internacional) para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio-2016 iniciou uma série de reuniões com autoridades brasileiras. O COI já pressionou os brasileiros para a definição do local de disputa do rúgbi.


Endereço da página:

Links no texto: