Folha de S. Paulo


Nigéria é campeã africana e jogará Copa das Confederações no Brasil

Uma seleção que já foi algoz marcante do Brasil virá ao país para jogar a Copa das Confederações de 2013, em junho.

Campeã olímpica de 1996 após eliminar o time de Zagallo na semifinal por 4 a 3, de virada, na prorrogação, a Nigéria derrotou Burkina Fasso por 1 a 0 neste domingo, na África do Sul, e conquistou pela terceira vez a Copa Africana de Nações.

Campeões continentais também em 1980 e 1994, os nigerianos garantiram a última vaga para o torneio da Fifa, graças ao gol do meio-campista Sunday Mba.

Jogarão no Mineirão contra o Taiti, na Fonte Nova ante o Uruguai e no Castelão diante da Espanha, pelo grupo B.

Burkina Fasso, que jogava sua primeira final, havia perdido o artilheiro Alain Traoré, lesionado. A Nigéria também atuou desfalcada de um goleador machucado, Emenike.

O meia-atacante burquinense Pitroipa, expulso na semifinal ante Gana, acabou absolvido pela Confederação Africana de Futebol depois de uma reclamação formal da sua seleção e o entendimento de que seu segundo cartão amarelo havia sido injusto.

Favorita principalmente pela tradição, a Nigéria contava com uma vantagem atlética, pois decidiu seus jogos de mata-mata no tempo normal, ao contrário de Burkina Fasso, que encarou duas desgastantes prorrogações contra Togo e Gana.

Na primeira fase, as duas equipes empataram por 1 a 1.

O nigeriano Mba pegou rebote, deu chapéu em Koffi na área e acertou o canto para fazer o solitário gol aos 40min, diante de 80 mil espectadores em Johanesburgo

Ausente nas duas últimas competições, o Egito é o recordista com sete títulos. Gana e Camarões possuem quatro, cada um. República Democrática do Congo, duas. Argélia, Congo, Etiópia, Costa do Marfim, Marrocos, África do Sul, Sudão, Tunísia e Zâmbia ganharam uma vez.


Endereço da página:

Links no texto: