Folha de S. Paulo


Brasileiros ganham uma prata no Grand Slam de judô, em Paris

Bruno Mendonça chegou à final do Grande Slam de judô em Paris, na França, neste sábado, mas ficou com a medalha de prata, ao perder a final da categoria até 73 kg para o mongol Tsagaanbaatar Khashbaatar, por um waza-ari (caiu de costas ou foi imobilizado entre 20 e 24 segundos).

Este foi o melhor resultado dele no evento, sendo que na carreira tem uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara (México). E também foi o melhor dos outros brasileiros na disputa. "Apesar de não ter ganhado o ouro, foi uma das minhas melhores competições. E sempre que a gente sobe ao pódio da a sensação de que estamos no caminho certo", disse, em comunicado à imprensa.

Johannes Eisele - 30.jul.12/AFP
Bruno Mendonça chegou à final da categoria até 73 kg
Bruno Mendonça chegou à final da categoria até 73 kg

Um dos favoritos, Felipe Kitadai (bronze na Olimpíada de Londres-2012) ficou em quinto lugar ao perder na semifinal da categoria até 60 kg para o sul-coreano Jin-Min Jang e, depois, na repescagem para o georgiano Amiran Papinashvili.

O mesmo aconteceu com Sarah Menezes (ouro no evento londrino) caiu na segunda rodada da categoria até 48 kg, ao perder para a francesa Laetitia Payet (que alcançou a final e ficou com a prata), e depois perdeu na decisão pelo bronze, ficando na quinta colocação.

Quem também ficou em quinto lugar foi Ketleyn Quadros, que caiu na fase preliminar e depois na decisão de terceiro lugar, desta vez para a japonesa Nae Udaka, por ippon (golpe perfeito). Charles Chibana (até 66 kg) perdeu por ippon para o cazaque Lim Sergey, logo na segunda luta.

Duas lutadoras foram eliminadas justamente na estreia: Gabriela Chibana (até 48 kg), que perdeu para a francesa Aurore Clemence, e Eleudis Valemtim (até 52 kg), que caiu para a também francesa Delphine Delsalle.

A competição continua neste domingo, com lutas de Claudirene Cezar (até 78 kg), Victor Penalber (até 81 kg), Nacif Elias (até 90 kg), Renan Nunes (até 100 kg) e o medalhista olímpico Rafael Silva (acima de 100 kg).


Endereço da página: