Folha de S. Paulo


Cansado, jogador que inspirou filme com Sandra Bullock chega ao seu 1º Super Bowl

O offensive tackle Michael Oher, 26, do Baltimore Ravens, não é apenas um jogador que inspirou um filme de Hollywood. É agora um dos personagens do Super Bowl, a final do futebol americano, que acontece neste domingo.

Offensive tackle é o jogador que protege o quarterback (lançador) ou abre espaços para o corredor e que bem raramente tem a necessidade de tocar na bola.

John G. Mabanglo/Efe/Divulgação
Michael Oher, dos Ravens, e a atriz Sandra Bullock durante filme com a história do jogador
Michael Oher, dos Ravens, e a atriz Sandra Bullock durante filme com a história do jogador

Por causa das dificuldades que passou quando criança, o atleta, de 1,93 m e 143 kg, representado pelo ator Quinton Aaron, virou protagonista do filme "Um Sonho Possível", com a atriz Sandra Bullock, em 2009. Na ocasião, Bullock ganhou o Oscar de melhor atriz. Mas o jogador não quer ficar conhecido como um astro de Hollywood. O que ele realmente não é.

"Estou cansado do filme. Estou aqui para jogar futebol americano. O futebol americano é o que me trouxe até aqui e no filme, não era eu", disse o jogador, irritado com perguntas sobre o filme, em entrevista coletiva na quarta-feira, em Nova Orleans.

Vídeo

Oher nasceu em Memphis, no Tennessee, e é um dos 12 filhos de uma mãe viciada em álcool e drogas, e de um pai que vivia encrencado com a polícia. Em sua infância, Oher passou por 11 escolas diferentes em seus nove primeiros anos como estudante e vivia ora em abrigo, ora na rua até que conseguiu entrar numa escola de elite, cristã, ao ser matriculado por um mecânico de automóveis, com quem vivia na época.

Em 2004, Oher conheceu Leigh Anne e Sean Tuohy, um casal rico, que resolveu adotar o jovem, arrumando, inclusive, um professor particular, com quem tinha aulas de 20 horas por semana. Suas notas melhoraram e seu vigor físico chamou a atenção de várias universidades dos Estados Unidos.

Oher recebeu ofertas de bolsas de estudo de Tennessee, LSU, Carolina do Sul e LSU, mas decidiu jogar pela universidade de Mississipi, onde justamente o seu pai adotivo, Sean Tuohy, jogou basquete. E isso provocou uma investigação por parte da NCAA.

Primeiro porque Oher não tinha uma média boa de notas suficiente para jogar pela universidade. Segundo por causa da relação da família com a universidade e a contratação do técnico de Oher no ensino médio, Hugh Freeze, exatamente 20 dias depois do recrutamento do atleta.

Rob Carr/France Presse
Michael Oher (esq.), do Baltimore Ravens, tenta proteger o seu quarterback, Joe Flacco
Michael Oher (esq.), do Baltimore Ravens, tenta proteger o seu quarterback, Joe Flacco

Após a investigação, a NCAA encerrou o processo afirmando que a universidade de Mississipi não havia cometido nenhuma violação.

Em 2009, Oher foi a escolha número 23 do Baltimore Ravens no draft (seleção de novos talentos). A família Tuohy estava presente no evento para prestigiar o jogador. Na NFL, Oher virou titular incontestável da equipe de Baltimore.

Desde sua chegada à liga, participou de todos os jogos dos Ravens contando temporada regular e playoffs. Sempre como titular. Sua função no jogo é basicamente proteger o quarterback para que ele possa fazer um lançamento.

Em 2012, Oher lançou a sua biografia, intitulada de "Eu venci as probabilidades: De sem-teto para The Blind Side (nome do filme em inglês) e além". Nos termos do futebol americano, "blind side" significa o lado cego do quarterback. Ou seja, é o lado em que ele não pode ver se tem algum adversário pronto para agarrá-lo.

Nesta pós-temporada, o quarterback do Baltimore Ravens, Joe Flacco, foi pego pelo adversário (em inglês isto é conhecido como "sack") em apenas quatro ocasiões. Do outro lado, o quarterback do San Francisco 49ers, Colin Kaepernick, foi pego por duas vezes, mas com um jogo a menos.

Divulgação
Cena do filme
Cena de "Um Sonho Possível", com os atores Quinton Aaron (que representa Michael Oher) e Sandra Bullock
Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: