Folha de S. Paulo


Fifa diz que Valcke não teve peso na escolha do Brasil como sede da Copa

A Fifa admitiu que Jérôme Valcke trabalhou na candidatura brasileira para a Copa. À Folha, a entidade, que tem Valcke como o principal executivo, informou que o francês "auxiliou" os brasileiros.

Segundo a federação, "é importante notar que Jérôme Valcke não era empregado da Fifa" e que sua participação "se limitou à consultoria para a criação de um caderno de candidatura do país e do encaminhamento para o cumprimento de requerimentos estipulados pela Fifa".

Ueslei Marcelino/Reuters
Ricardo Teixeira toma um café ao lado de Jerome Valcke, durante entrevista, em Brasília, em 2011
Ricardo Teixeira toma um café ao lado de Jerome Valcke, durante entrevista, em Brasília, em 2011

Até então, nem Valcke e nem Ricardo Teixeira, então líder da campanha brasileira, haviam assumido publicamente a parceria durante o processo de candidatura.

"Não é incomum que pessoas trabalhem em diferentes organizações em momentos diversos, nem no futebol nem mundo dos negócios", informou o comunicado.

Na nota enviada pelo departamento de imprensa, a entidade afirma que, "além disso, o Brasil era o único candidato, e Jérôme não era membro do Comitê-Executivo e não estava envolvido no processo decisório".

Quando Valcke começou a trabalhar para os brasileiros, a Colômbia era candidata. O projeto era encabeçado pelo governo do presidente Álvaro Uribe. O país desistiu da candidatura em abril de 2007.

A Folha enviou seis perguntas para Valcke. O secretário-geral não respondeu a nenhuma. O dirigente não quis responder por quanto tempo trabalhou para o grupo de Teixeira. Ele também se recusou a informar quanto recebeu pelo serviço.

Ricardo Teixeira também preferiu o silêncio. A reportagem tentou entrar em contato por telefone e e-mail com o ex-dirigente, que não respondeu as mensagens.

Teixeira mora em Miami desde março de 2012, quando renunciou ao cargo de presidente da CBF. Ele deixou também o COL.

Fabrice Coffrini - 8.mai.12/France Presse
Jérôme Valcke durante uma entrevista em Zurique, na Suíça
Jérôme Valcke durante uma entrevista em Zurique, na Suíça

Endereço da página:

Links no texto: