Folha de S. Paulo


Fifa comenta sobre tragédia no RS e garante segurança nos estádios da Copa

O incêndio em uma boate no sul do Brasil que deixou 231 mortos na madrugada de domingo "não tem nada a ver com a segurança dos estádios" durante o Mundial-2014, afirmou nesta segunda-feira o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, em viagem a Brasília.

"Nossos pensamentos estão com as famílias das vítimas desta tragédia. No entanto, não tem nada a ver com a segurança dos estádios durante a Copa das Confederações da Fifa e a Copa do Mundo" de 2014 no Brasil, disse Valcke à imprensa.

Presidente da Fifa envia carta para Dilma após tragédia em boate
Veja a lista de 231 mortos identificados em incêndio
Santa Maria faz ato ecumênico em homenagem às vítimas
Tragédia em Santa Maria ocorreu após 'sucessão de erros'

Jarbas Oliveira-27.jan.2013/Folhapress
Jerome Valcke dá entrevista, em Fortaleza
Jerome Valcke dá entrevista, em Fortaleza

"Temos um plano de emergência instalado para evacuar um estádio completo em oito minutos. Existem pessoas dedicadas a cargo disso e treinadas para a gestão de desastres como parte do conceito geral de segurança", afirmou o dirigente da Fifa.

"O que aconteceu não pode ser comparado à organização do plano de segurança da Copa do Mundo da Fifa. Temos plena confiança no Comitê de Organização Local [COL] e nas autoridades", falou.

As comemorações previstas para esta segunda-feira em Brasília pelo início da contagem regressiva a 500 dias da Copa do Mundo de 2014 foram canceladas pelas autoridades locais e pela Fifa após a tragédia.

Como sede do Mundial-2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio, o Brasil se encontra sob os olhares das organizações esportivas internacionais, que têm como uma das prioridades a segurança dos maiores eventos esportivos do mundo.

"O que aconteceu em Santa Maria é uma tragédia [...]; poderia ter acontecido em qualquer lugar do mundo, mas não tem nada a ver com a capacidade do Brasil de organizar eventos de massa", disse Carlos Vilanova, diretor de Comunicações do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

"O Brasil tem décadas de experiência em organizar este tipo de eventos, como o Carnaval, a festa de fim de ano na praia de Copacabana, e nunca aconteceu nada", acrescentou.

A divulgação do pôster oficial do Mundial-2014, prevista inicialmente para esta segunda-feira em Brasília como parte das comemorações, irá ocorrer na quarta-feira no Rio, informaram a Fifa e as autoridades.


Endereço da página:

Links no texto: