Folha de S. Paulo


Lance Armstrong vira alvo da revista 'Mad' após escândalo de doping

Lance Armstrong virou o principal alvo da revista 'Mad'. Com a chamada de "nosso anual tributo para os maiores idiotas do ano", a edição coloca o tradicional garoto banguela de orelhas enormes, o Alfred E. Neuman, na pele do ex-ciclista americano e com a manchete: 'os 20 maiores estúpidos de 2012'.

Na capa também ganham destaque Barack Obama, presidente dos EUA, o Facebook, Mitt Romney e Kristen Stewart.

Divulgação
Reprodução da capa da revista americana 'Mad' edição de número 519
Reprodução da capa da revista americana 'Mad' edição de número 519

Em 2012, Armstrong teve cassado todos seus títulos, inclusive os sete da Volta da França, sob acusação de doping. Mas somente na passada o ex-atleta admitiu, em entrevista para a TV americana, que se dopou.

SOBRE A 'MAD'

A revista de humor que mais influenciou a cultura pop chega aos 60 anos em 2012, mas sem o mesmo peso de outros tempos.

"Mad" está mais presente na memória afetiva de gerações de fãs do que nas bancas dos Estados Unidos. Chegou a vender mais de 2,1 milhões de exemplares por edição em 1974. Nesta década, atinge quase 200 mil.

Muitos críticos destacam a importância de "Mad" na contracultura dos anos 1960, mas o editor à época, Al Feldstein, sempre defendeu que os hippies também eram alvo de sátiras na revista.

"Ninguém pode ser poupado. O espírito da 'Mad' é fazer as pessoas desconfiarem de todos. Queremos leitores que pensem por si próprios", conta o editor, John Ficarra, à frente da equipe desde 1984.

Tal equipe, chamada na própria revista de "a habitual gangue de idiotas", reuniu cartunistas geniais, como Don Martin, Sergio Aragones, Al Jafee e Dave Berg.


Endereço da página:

Links no texto: