Folha de S. Paulo


De olho na América, Flu mira bi carioca e hegemonia estadual

Atual campeão carioca e brasileiro, o Fluminense estreia neste domingo no Estadual do Rio-2013 de olho na Libertadores. Abel Braga escalará um time reserva para enfrentar o Nova Iguaçu, às 17h, em São Januário (com Band e Globo, para o Rio), e só deve utilizar a equipe principal na terceira rodada da competição, no clássico contra o Botafogo.

Bia Figueiredo/Divulgação/Agência Photocamera
Abel está preocupado com o Flu para a Libertadores
Abel está preocupado com o Flu para a Libertadores

"Serão três jogos com o time reserva e três com os titulares", disse o treinador, referindo-se aos seis jogos que a equipe carioca vai fazer antes da estreia no torneio continental, contra o Caracas, no dia 13 de fevereiro.

"O tempo de preparação é muito curto. Se você conta na Europa que só tem 12 dias de treinos antes de iniciar as competições, pensam que é piada", completou o treinador, fazendo coro à queixa dos colegas de São Paulo.

A prioridade pela Libertadores, porém, não esconde um objeto de desejo da torcida do atual campeão nacional: a soberania no Estado. Isso porque neste ano o time das Laranjeiras pode igualar o rival Flamengo no número de títulos: 32.

"O Fluminense buscará recuperar a sua hegemonia no torneio. A gente sabe da importância que ele tem e vamos aproveitar a oportunidade da melhor forma possível", disse Ricardo Berna.

Mas Abel também tem problemas: o meia Deco teve um estiramento no músculo posterior da coxa direita e não tem previsão de volta. Já Fred faz tratamento nas pernas e tenta retornar a tempo de enfrentar o Botafogo.

Às 19h30, o time alvinegro faz sua estreia no torneio contra o Duque de Caxias, no Engenhão, sem Seedorf, que teve dez dias a mais de férias.

O técnico Oswaldo de Oliveira escalará o que tem de melhor em mãos --a estreia na Copa do Brasil deve ocorrer somente em abril. Bolívar, ex-Inter, e Henrique, ex-São Paulo, podem estrear. Marcelo Mattos, recuperado de uma cirurgia, também reforça o elenco.


Endereço da página:

Links no texto: