Folha de S. Paulo


Na reinauguração, Mineirão terá volta de torcidas em clássico

Reformado para o Mundial de 2014, o estádio Mineirão não será a única grande novidade do clássico mineiro de 3 de fevereiro. Após dois anos e meio, as torcidas de Atlético e Cruzeiro estarão presentes numa mesma partida de futebol profissional pela primeira vez.

Foi selado, nesta terça-feira, um acordo para que torcedores dos dois times compareçam à reinauguração da arena.

Com o fechamento do maior estádio de Minas Gerais em 2010 para modernização, o principal duelo local não teve mais a presença simultânea de cruzeirenses e atleticanos.

As duas equipes passaram a jogar diante de torcedores de apenas um dos dois clubes, em Sete Lagoas e no Independência.

Mandante do primeiro confronto do ano, válido pelo campeonato estadual, o Cruzeiro avisou que pretendia vetar a presença de espectadores do arquirrival. Alegou que o Atlético jogará o clássico seguinte no Independência, onde, por motivos de segurança, só é permitido o acesso de uma das torcidas.

Após polêmica, uma reunião com o governador Antônio Anastasia e os presidentes dos dois clubes, nesta terça-feira, serviu para se decidir que todos os clássicos mineiros terão as duas torcidas envolvidas, seja qual for o estádio.

Neste primeiro jogo, dia 3, toda a renda será destinada ao Cruzeiro.

A reunião também contou com a presença do presidente da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de Minas, Tiago Lacerda, o presidente da Federação Mineira, Paulo Schettino, o presidente do consórcio Minas Arena, que administra o estádio, Ricardo Barra, o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, e o responsável pelo policiamento na capital, Coronel Divino.

VIOLÊNCIA

Nas últimas décadas, tornaram-se frequentes os confrontos entre torcedores organizados de Cruzeiro e Atlético, não apenas no entorno dos estádios como em áreas afastadas do local da partida. Foram registradas mortes de pessoas relacionadas às brigas, mas também de gente que estava por perto.

Mesmo com torcida única, aconteceram incidentes no jogo da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, quando cruzeirenses atiraram diversos objetos ao gramado do Independência. O clube celeste acabou punido com perda de mandos de campo.

O estádio Mineirão, que receberá três jogos da Copa das Confederações neste ano e seis do Mundial de 2014, foi entregue no dia 21 de dezembro.


Endereço da página:

Links no texto: