Folha de S. Paulo


Agência Antidoping diz que Armstrong precisa confessar sob juramento

Diante das notícias de que o ex-ciclista Lance Armstrong, 41, admitiu o uso de substâncias proibidas, a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) afirmou que ele precisa confessar sob juramento para que seja reduzida sua punição.

No ano passado, o atleta americano foi banido do esporte e perdeu seus sete títulos de campeão da Volta da França.

A Wada disse que leu com interesse as reportagens que informam sobre a confissão de Armstrong segunda-feira, durante gravação de entrevista para o programa televisivo da apresentadora Oprah Winfrey.

George Burns/France Presse
Lance Armstrong é entrevistado por Oprah Winfrey
Lance Armstrong é entrevistado por Oprah Winfrey

O ex-ciclista teria esperanças de ser readmitido em competições para disputar provas de triatlo. A Wada deixou claro que, para rever sua exclusão do esporte, é necessário que Armstrong admita sob juramento que se dopou e conte às autoridades antidoping tudo o que ele sabe sobre o uso de substâncias proibidas.

Oprah Winfrey ratificou, nesta terça-feira, antes da exibição da entrevista de 2h30 com Armstrong, que ele revelou ter se dopado.

"Todos vocês já haviam confirmado. Assim, estou como... Como fizeram? Todos combinamos que não diríamos nada [sobre a entrevista]", disse a apresentadora no programa 'This Morning', da rede de televisão CBS. "Estou sentada aqui agora porque já havia sido confirmado. Aqui estamos".

Ela declarou que, apesar de não poder fazer todas as perguntas, realizou as mais importantes e foram dadas as respostas esperadas por todos ao redor do mundo.

A apresentadora disse que, como parte do acordo para a entrevista, nenhum deles falaria sobre a conversa para deixar as pessoas tirarem suas próprias conclusões.

Winfrey descreveu a entrevista como difícil e, em alguns momentos, emotiva. "Foi surpreendente para mim. Diria que, para mim, minha equipe, todos que estávamos na sala, estávamos hipnotizados e fascinados por algumas de suas respostas", falou.

"Senti que ele estava pensativo. Pensei que era sério, que certamente havia se preparado para este momento. Eu diria que se encontrou com o momento, e ao final, duas horas e meia, nós dois estávamos bastante exaustos. E pude dizer que fiquei satisfeita", acrescentou.

RISCO DE PRISÃO

Qualquer confissão de Armstrong terá consequências legais e financeiras para ele. A começar pelo patrocínio da Nike, que permaneceu ao seu lado.

Desde que a União Internacional de Ciclismo (UCI) cancelou os recordes do americano, o 'Sunday Times', da Inglaterra, cobrou dele mais de 1 milhão de libras (1,6 milhão de dólares) depois de lhe ter pago 300 mil libras por difamação em 2006 por publicar reportagem em que sugeria seu doping.

Uma companhia de seguros do Texas também ameaçou acionar a Justiça para recuperar milhões de dólares em premiações que desembolsou devido a suas vitórias.

Existe ainda o risco de ele ser preso por anteriormente ter mentido durante investigações. A ex-velocista Marion Jones, que confessou ante Oprah Winfrey ter se dopado em 2008, passou seis meses na prisão por ter mentido aos investigadores.

No ano passado, a Agência Americana Antidoping (Usada, na sigla em inglês) o acusou de ajudar a organizar o programa de doping mais sofisticado da história do esporte. Após as punições, Armstrong perdeu a maioria dos seus patrocinadores e precisou se desligar da sua fundação que ajuda pacientes de câncer.


Endereço da página:

Links no texto: