Folha de S. Paulo


Corinthians busca dados com médicos da seleção sobre Pato

O fisioterapeuta Bruno Mazziotti, do Corinthians, evitou estipular uma data para a estreia de Alexandre Pato, que deve ser apresentado no dia 9 de janeiro, e afirmou que o clube buscou informações sobre o atleta junto com os médicos da seleção brasileira. O jogador foi confirmado como novo reforço do clube, nesta quinta, em uma negociação de R$ 40 milhões (15 milhões de euros).

"Não vou fazer nenhuma especulação sobre o Pato. É um atleta de alto nível e é patrimônio brasileiro. Temos alguns exames preliminares, mas só poderei dizer algo depois que passar por exames aqui no Corinthians. Isto demora semanas", afirmou o fisioterapeuta à beira de um dos campos do CT Joaquim Grava.

De acordo com Mazziotti, Pato não receberá nenhum tratamento especial em relação aos demais jogadores na pré-temporada --a maior parte do elenco se reapresentará no dia 14 de janeiro.

"Sabemos que teremos muito trabalho, mas não falo em milagre. O departamento médico da seleção brasileira nos passou várias informações e acreditamos na recuperação plena dele. Não queremos utilizá-lo apenas no início do ano. A ideia é contarmos com o Pato até o fim da temporada", declarou

O fisioterapeuta, que chegou ao Corinthians em 2009 junto com o então atacante Ronaldo, já teve um contato com Pato em 2007, quando o atleta se transferiu para o Milan.

RENATO AUGUSTO

Outro reforço corintiano, o meia Renato Augusto também sofreu com lesões em sua passagem pelo Bayer Leverkusen. Porém, segundo Mazziotti, as informações colhidas com a equipe alemã são as melhores.

"Ele gosta de treinar fora do horário para se recuperar. É algo importante. A expectativa é boa em relação ao Renato", disse.

LESÕES

Um exame feito pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros, em julho, concluiu que o atacante Alexandre Pato, 23, não tem lesões crônicas nas pernas, o que demandaria tratamento prolongado, sem garantia de sucesso.

Ed. de arte/Folhapress

Neste ano, ele defendeu o clube italiano apenas em 13 oportunidades, e sua última partida foi em 21 de novembro. Em 4 de dezembro, foi sacado da equipe, que afirmou que o atleta sentia dores.

Na análise, o fisiologista, que atuou na seleção brasileira e no São Paulo, afirma que Pato tem um desequilíbrio muscular nas pernas.

Por questões éticas, o fisiologista não quis revelar detalhes do problema detectado. Segundo ele, o desequilíbrio causa lesões porque o atleta exige mais de uma das pernas para compensar a força inferior que tem na outra.

"Para o tratamento, é preciso um reforço muscular e até um reequilíbrio muscular em outras partes do grupo. Há também suplementos alimentares que ajudam nessa manutenção", disse Turíbio Leite, ressaltando que não se refere ao caso de Pato.

O empresário do atacante, Gilmar Veloz, minimizou a procura pelo fisiologista no meio do ano. "Turíbio fez uma manutenção muscular com o Pato. Temos de agradecer a várias pessoas e clubes nessa recuperação."

Foi a pedido do empresário que Pato foi examinado pelo fisiologista pouco antes de o jogador se apresentar à seleção brasileira para os Jogos de Londres, em julho.


Endereço da página:

Links no texto: