Folha de S. Paulo


Clássico de reabertura do Mineirão deve ter só torcida do Cruzeiro

Desde o fechamento do Mineirão em 2010 para reforma com vistas à Copa-2014, o principal duelo do Estado não teve mais a presença das duas torcidas. Cruzeiro e Atlético Mineiro passaram a jogar diante de torcedores de apenas um dos dois clubes, em Sete Lagoas e no Independência.

A reinauguração do maior estádio de Minas Gerais, no próximo dia 3 de fevereiro, entretanto, não garante que novamente haverá a presença de ambas as torcidas.

Mandante do jogo, válido pelo campeonato estadual de 2013, o Cruzeiro já avisou que pretende vetar a presença de espectadores atleticanos. Alega que seu arquirrival jogará o clássico seguinte no Independência, onde, por motivos de segurança, só é permitido o acesso de uma das torcidas.

O Atlético parece não querer se intrometer na situação, mesmo que tenha o poder de tentar mudar o posicionamento cruzeirense. Sua assessoria de imprensa informou que o clube alvinegro deixará a decisão nas mãos do adversário.

O alvinegro, porém, argumenta que, no conselho arbitral envolvendo os dois clubes, membros da Polícia Militar e da Federação Mineira da Futebol, no final do ano passado, houve um acordo de que os clássicos ocorreriam no Mineirão, embora não tenha ficado decidido se as duas torcidas compareceriam.

A federação mineira deixou claro que a definição da polêmica cabe aos times envolvidos.

Denilton Dias-2.dez.12/Divulgação/Vipcomm
Anselmo Ramon, do Cruzeiro, disputa a bola com Pierre, do Atlético
O atacante cruzeirense Anselmo Ramon (à frente) disputa a bola com o volante atleticano Pierre, no Nacional-2012

Nas últimas décadas, tornaram-se frequentes os confrontos entre torcedores organizados de Cruzeiro e Atlético, não apenas no entorno dos estádios como em áreas afastadas do local da partida. Foram registradas mortes de pessoas relacionadas às brigas, mas também de gente que estava por perto.

Mesmo com torcida única, aconteceram incidentes no jogo da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, quando cruzeirenses atiraram diversos objetos ao gramado do Independência. O clube celeste acabou punido com perda de mandos de campo.

O estádio Mineirão, que receberá três jogos da Copa das Confederações neste ano e seis do Mundial de 2014, foi entregue no dia 21 de dezembro.


Endereço da página:

Links no texto: