Folha de S. Paulo


Grã-Bretanha não terá time de futebol masculino na Rio-2016

A Grã Bretanha não pretende participar do futebol masculino nos próximos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro em 2016. A equipe britânica voltou aos jogos em Londres-2012, depois de uma ausência de 52 anos.

Adrian Dennis - 26.jul.12/AFP
Craig Bellamy e Tom Cleverley festejam gol da seleção britânica na Olimpíada
Craig Bellamy e Tom Cleverley festejam gol da seleção britânica na Olimpíada

Os países que formam o Reino Unido --Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales -- possuem seleções independentes que participam das competições da Fifa. Para a Olímpiada em casa, receberam autorização para formar uma equipe conjunta.

A seleção britânica foi até as quartas de final, quando foi eliminada nos pênaltis pela Coreia do Sul. O desempenho criou rumores que a união poderia continuar nos próximos Jogos, mas a informação foi negada pela Federação Inglesa.

"Nós jogamos como Inglaterra e temos orgulho de jogar como Inglaterra. Sei que a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte também se orgulham de jogar como suas próprias individuais entidade e não queremos fazer nada que arrisque isso" disse Alex Horne, secretário-geral da entidade e responsável por montar o elenco que representou os britânicos em Londres.

Apesar de negar a formação do time masculino, o dirigente não descarta formar uma equipe britânica para disputar a vaga entre as mulheres. "A Fifa aceitou que nós queríamos celebrar os Jogos Olímpicos em casa e que foi uma vez apenas. No entanto, o sucesso do futebol feminino, que teve jogos lotados, pode significar a volta do time feminino do Reino Unido no futebol".

Horne disse que a hipótese será estudada, mas que ainda não tem uma decisão.


Endereço da página:

Links no texto: