Folha de S. Paulo


No ciclismo, ex-piloto de F-1 fatura seu 2º ouro na Paraolimpíada

Depois de conquistar o ouro no contrarrelógio e fazer história nos Jogos Paraolímpicos de Londres, o ex-piloto de F-1 Alessandro Zanardi subiu novamente ao topo do pódio no ciclismo de estrada H4, nesta sexta-feira.

Zanardi completou a prova com o tempo de 2h0min32s, um segundo a frente do segundo colocado, o sul-africano Ernst Van Dyk. O bronze ficou com o belga Wim Decleir.

O ciclismo de estrada H4 possui um percurso de 64km, e é disputado em forma de corrida, ao contrário do primeiro ouro de Zanardi, conquistado no contrarrelógio.

O cicilista teve as duas pernas amputadas e correu sério risco de morte (foi reanimado sete vezes e perdeu 75% do sangue) após sofrer um acidente em 2001 pela Indy. Ele saía de um pit stop a 12 voltas do fim da prova, perdeu aderência, rodou 360º graus e ficou descontrolado no meio da pista, quando Alex Tagliani, a 320km/h, acertou seu carro bem no meio.

Na F-1, Zanardi disputou 41 GPs por quatro equipes: Jordan, Minardi, Lotus e Williams. Entretanto foi na equipe Chip Ganassi, da Cart, que conquistou títulos. Foi bicampeão da categoria.

Em 2007, Zanardi entrou para o ciclismo disputando e ficando em quarto na Maratona de Nova York (EUA).

Zanardi disputará amanhã sua última prova em Londres, a corrida de revezamento pela equipe da Itália.


Endereço da página:

Links no texto: