Folha de S. Paulo


Sem oferecer resistência, rivais de Vettel brigam pelo vice

O alemão Sebastian Vettel não venceu seis provas das 15 disputadas nesta temporada. Mesmo assim o piloto da Red Bull não sentiu em momento algum o bicampeonato ser ameaçado pelos rivais da McLaren (Lewis Hamilton e Jenson Button) e da Ferrari (Fernando Alonso e Felipe Massa), tidos como seus principais oponentes.

Button vence no Japão, mas não impede bicampeonato de Vettel
Bicampeão, Vettel se firma como top e mira outros recordes
Veja fotos do GP do Japão
Veja fotos da campanha de Vettel na F-1
Veja imagens de outros campeões no Japão
Leia mais sobre a F-1

Nem mesmo o companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, que brigou pelo título da temporada passada até a última prova, foi capaz de incomodar o alemão.

Na sexta etapa do ano, em Mônaco, os rivais já admitiam que Vettel caminhava com tranquilidade para o bicampeonato. Na ocasião, o alemão tinha cinco vitórias (Austrália, Malásia, Turquia, Espanha e Mônaco) e uma segunda colocação (China). Liderava o Mundial com 58 pontos de vantagem para Hamilton e havia desperdiçado apenas sete pontos dos 150 disputados.

###CRÉDITO###

A presença dos pilotos da McLaren e da Ferrari no pódio também não foi constante. Button venceu três provas, Hamilton venceu duas e Alonso venceu uma. Já Massa não teve nenhuma vitória e nem figurou no pódio nesta temporada. Webber também não venceu nenhuma prova, mas foi duas vezes segundo colocado e seis vezes terceiro.

Com 210 pontos, Button é o favorito a terminar a temporada no segundo posto. Ele é seguido de perto por Alonso (202) e Webber (194). Hamilton soma 178, enquanto Massa tem 90 e já parece estar fora da briga.

Na prática, Button é mesmo o segundo melhor piloto da temporada. Apesar de não ter completado duas das 15 provas disputadas, sempre esteve entre os dez primeiros. Além das três vitórias, foi três vezes o segundo colocado e três vezes o terceiro. Situação parecida vivem Alonso e Webber. Eles não terminaram apenas uma prova cada, mas nas outras sempre estiveram entre os dez primeiros.

Hamilton, que corre por fora na luta pelo vice, não completou duas provas e esteve no pódio apenas quatro vezes. Duas como vencedor e outras duas como segundo colocado.

MUNDIAL DE CONSTRUTORES

Na disputa do Mundial de Construtores a briga é entre Red Bull e McLaren. A equipe austríaca lidera com 518 pontos contra 388 da rival. Com cem pontos em disputa, o time inglês ainda tem a expectativa de faturar a taça.

No ano passado, a Red Bull ficou com o título, mas a diferença para a McLaren foi de 44 pontos. A última vez que a equipe inglesa venceu o Mundial de Construtores foi em 1998. Ela soma oito taças nessa categoria, enquanto a equipe de Vettel e Webber briga pelo bicampeonato.


Endereço da página:

Links no texto: