Folha de S. Paulo


Equilíbrio marca temporada 2010 da F-1

Quando anunciou as novras regras para a temporada 2010 da F-1, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) prometeu um ano mais equilibrado que os anteriores, quando apenas dois pilotos brigaram pelo título nas últimas provas.

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Embora as medidas não tenham sido decisivas para isso acontecer, os dirigentes da principal categoria do automobilismo puderam ver uma das disputas mais equilibradas da história da F-1.

Além das mudanças no regulamento, como as que foram feitas no sistema de pontuação (25-18-15-12-10-8-6-4-2-1) e a proibição dos reabastecimentos nos boxes, quatro pilotos campeões mundiais -- e três vices -- estavam no grid de largada em 2010.

Além do heptacampeão Michael Schumacher (Mercedes), que voltou à categoria após anunciar apodentadoria e ficar três temporadas afastado, Jenson Button (McLaren), Lewis Hamilton (McLaren) e Fernando Alonso (Ferrari) buscavam mais uma conquista.

A última vez em que tantos campeões disputaram o mesmo campeonato foi em 1999.

O começo da temporada 2010 da F-1 já apontava grande equilíbrio. Após as seis primeiras corridas, a diferença do primeiro colocado, o australiano Mark Webber (Red Bull), para o oitavo, o alemão Nico Rosberg (Mercedes), era de apenas 22 pontos, num regulamento que dava 25 ao vencedor de uma prova.

Desde 1962 não havia uma diferença tão pequena (de apenas uma corrida) entre os primeiros colocados na tabela de classificação.

Com o passar das provas, naturalmente esta diferença foi aumentando, mas cinco pilotos continuavam na briga direta. Webber e Sebastian Vettel pela Red Bull, Fernando Alonso pela Ferrari, e Lewis Hamilton e Jenson Button pela McLaren.

Destes, apenas Button, campeão em 2009, não conseguiu chegar à prova final, em Abu Dhabi, com chances de título. Fernando Alonso, que até as últimas três corridas era considerado o piloto com menos chances, chegou aos Emirados Árabes líder e dependendo apenas de seu resultado para ser campeão.

O título, no entanto, ficou com o alemão Sebastian Vettel.

O calendário de 2010 teve ao todo 19 corridas. Apenas em 2005 uma temporada da F-1 teve o mesmo número de provas. Em 2011, este número será batido, pois serão 20 provas -- o GP do Brasil vai encerrar o ano.


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