Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Se um macaco pegar na minha comida, posso ter febre amarela?

Luiz Claudio Barbosa/Código19 / Agência O Globo)
Horto Florestal, em São Paulo, fechado após morte de macaco por febre amarela
Horto Florestal, em São Paulo, fechado após morte de macaco por febre amarela

Estava na divisa de Minas Gerais com São Paulo e um macaco tentou roubar uma mandioca do meu prato. Posso estar com febre amarela?
I.U.

A febre amarela não pode ser transmitida por contato direto, somente por meio de seus vetores –como o Aedes aegypti.

Ao picar um macaco contaminado, o mosquito se infecta com o vírus e acaba transmitindo-o ao homem.

"Se uma pessoa está com dengue, pode namorar com outra que não vai transmitir. O mesmo vale para a febre amarela", diz Helio Bacha, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Os sintomas da doença, febre alta, dores de cabeça e náuseas e vômitos, aparecem repentinamente.

Segundo Bacha, é essencial a vacina contra febre amarela para quem for para áreas onde o vírus está presente. Após ser vacinada, a pessoa precisa esperar dez dias para viajar a esses locais.

O especialista ressalta que não se deve culpar, caçar ou desenvolver fobias contra o macacos, associando-os à febre amarela. Segundo ele, a recente expansão da doença se deve às mudanças climáticas e ao desmatamento.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: