Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Posso morrer de gripe?

Iain Farrell/Flickr
Existem alguns grupos de risco que devem tomar cuidado com gripes
Existem alguns grupos de risco que devem tomar cuidado com gripes

Existe a possibilidade de alguém morrer de gripe? Quais cuidados podem ser tomados para que isso não aconteça?
L.L.

O influenza, ou gripe, pode ser dividida em dois tipos: a síndrome gripal e a síndrome respiratória aguda, sendo está o agravamento da primeira.

Segundo Rosana Richtmann, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, mesmo pessoas saudáveis correm um pequeno risco de morrer de gripe ou de complicações, como a pneumonia. "Falamos que há uma conspiração entre vírus e bactéria para afetar a saúde do paciente", diz Richtmann.

Contudo, o vírus influenza pode causar uma infecções mais grave em alguns pacientes.

São grupos de risco: crianças, obesos, gestantes, pessoas com doenças respiratórias crônicas e aqueles com alguma imunodeficiência.

Para a prevenção da gripe, é importante uma boa higiene das mãos, alimentação saudável e vacinação.

Richtmann diz que, ante a suspeita de gripe, principalmente nos grupos de risco, é importante procurar um médico.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: