Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Tirar pelinhas da boca pode causar problemas?

MichaB Paluchowski/Flickr
Morder o lábio pode estar associado a nervosismo
Morder o lábio pode estar associado a nervosismo

Costumo morder muito a minha bochecha e às vezes tirar pelinhas dos lábios. Posso desenvolver câncer ou algum problema por isso?
L.L.

Morder a bochecha e arrancar pelinhas da boca pode estar associado à ansiedade, ao estresse ou até mesmo hábitos que passam quase despercebidos no dia a dia.

Segundo Cintia Ribeiro, conselheira do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), a sensível mucosa é uma proteção natural. A persistência de uma ferida na região pode gerar problemas mais graves, como uma fibrose e até mesmo pequenos tumores.

Em casos de pessoas fumantes ou que consumam bebidas alcoólicas com muita frequência, o risco de um problema mais grave aumenta.

"Em casos de nervosismo, é melhor se controlar um pouquinho, senão a pessoa vai ter dois problemas: o estresse e a ferida na boca", brinca Ribeiro.

A especialista afirma que é necessário ter atenção a feridas que persistam por mais de dez dias ou que possuam uma coloração que não é comum na boca. Nesses casos é importante procurar um dentista.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: