Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Qual o melhor tipo de cirurgia para miopia?

Getty Images
Existem três técnicas cirúrgicas para miopia: PRK, o lasik e o smile
Existem três técnicas cirúrgicas para miopia: PRK, o lasik e o smile

Vou fazer cirurgia de correção de miopia e estou em dúvida entre os métodos. Um amigo recomendou o PRK. Quais os prós e contras?
M.F.

Existem três opções de cirurgia refrativa. O PRK, o lasik e o smile.

O primeiro é o procedimento menos complexo, porém pode ser um pouco mais traumático.

Nele, retira-se o epitélio –casquinha superficial de células– e, em seguida, aplica-se um laser para esculpir a córnea. Pelo procedimento, existe a possibilidade de surgimento de desconforto e dor, que podem durar até sete dias.

"Todas as três técnicas são excelentes. Depois de um a três meses o resultado é praticamente o mesmo", afirma Renato Ambrósio, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Ambrósio diz que a opção por um dos métodos depende da análise de exames do pré-operatório, do estilo de vida e das necessidades do paciente. A pessoa também deve estar bem informada sobre riscos, benefícios e limitações.

"A cirurgia é uma opção, não é uma necessidade. Uma alternativa para diminuir a dependência do óculos", diz.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: