Folha de S. Paulo


Saúde responde

Tenho muita coceira no olho. O que pode ser? Posso coçar?

Cristian Baitg/Getty Images
ORG XMIT: 005301_1.tif Close em olho azul. Cristian Baitg/Photographer's Choice/Getty Images/ People, Control, Discovery, Contemplation, Horizontal, Extreme Close Up, Human Eye, Eyelash, Blue Eyes, Curiosity, One Person, Sensory Perception, Iris, Eyesight, Photography, Eyeball. Find similar images

Tenho muita coceira no olho. O que pode ser? Tem problema se eu coçar a área? M.K.

A coceira nos olhos costuma estar relacionada a problemas alérgicos. Pessoas com rinite, sinusite e asma podem apresentar o problema. A alergia, dessa forma, atinge as mucosas dos olhos, que podem apresentar vermelhidão e até mesmo secreção.

Segundo Luiz Carlos Portes, consultor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, ao coçar os olhos, com a pressão realizada pelo dedo ou pela mão, existe o risco de arranhar o epitélio da córnea e, dessa forma, provocar uma descamação da área.

"Além da coceira, isso pode trazer um quadro mais doloroso", afirma Portes. "Quanto mais você coça, mais vontade tem de coçar."

Além disso, caso a mão esteja suja, pode haver a contaminação dos olhos por micro-organismos, o que pode causar mais irritação e infecções.

O especialista afirma que o quadro de coceira nos olhos pode ser tratado com colírios antialérgicos e também com compressas frias.

Portes diz também que é importante a análise do problema por um oftalmologista.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: