Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Tenho bócio e gostaria de operar. O que faço?

Michael Bonert

Tenho bócio e gostaria de operar. O que faço?
R.L.

O bócio é o crescimento da glândula da tireoide. O aumento pode ser difuso (em toda glândula) ou nodular (com presença de nódulos).

Em algumas regiões do país, a deficiência de iodo ainda é uma das causas mais comuns do bócio, segundo José Augusto Sgarbi, vice-presidente do departamento de tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. O problema também pode ser causado por doenças na glândula da tireoide, como o hipertireoidismo.

"Os bócios só têm indicações cirúrgicas em ocasiões muito especiais", afirma Sgarbi.

O especialista diz que normalmente é possível uma terapia com iodo radioativo ou um tratamento clínico medicamentoso.

Para nódulos maiores que 1 cm, o endocrinologista deve pedir uma biópsia para averiguar a possibilidade de câncer, o que eventualmente pode levar a uma operação.

Em casos de nódulos muito volumosos (que podem chegar a comprimir estruturas internas do corpo) a operação também pode ser indicada.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: