Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Não tomo leite. Corro risco de osteoporose na menopausa?

Thinkstock
Há mais de 20 nutrientes envolvidos no processo ósseo
Há mais de 20 nutrientes envolvidos no processo ósseo

Tenho 24 anos e não gosto de tomar leite, mas consumo derivados, como queijo. Isso aumenta as chances de problemas ósseos futuros, durante a menopausa?
K.T.

A ausência de consumo de leite, de forma isolada, não implica em maiores riscos de problemas ósseos no futuro.

"As pessoas tem uma concepção de que a osteoporose e a osteopenia [perda gradual de densidade óssea] –que é provavelmente ao que a leitora está se referindo– estão relacionadas apenas ao cálcio", diz Sula de Camargo, nutricionista e consultora técnica da Associação Brasileira de Nutrição.

Segundo Camargo, existem mais de 20 nutrientes envolvidos no processo ósseo e, por isso, é importante pensar em uma alimentação balanceada, evitando excessos. Ela indica o consumo de banana, melão, rúcula, agrião, chicórias, couve manteiga e brócolis. Além disso, é relevante o consumo de derivados do leite.

A atividade física para aumentar a densidade óssea também é importante. "É ótimo que ela esteja se preocupando com isso agora", diz Camargo.

A nutricionista alerta que não se deve consumir suplementos sem orientação médica.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: