Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Por que quando uso cotonete fico com vontade de tossir?

Vincent Kessler/Reuters
É importante deixar claro que não se deve fazer a higiene auricular com cotonetes
É importante deixar claro que não se deve fazer a higiene auricular com cotonetes

Sempre que uso um bastonete flexível com ponta de algodão (cotonete) para limpar meu ouvido esquerdo sinto uma forte vontade de tossir ao pressionar o bastonete contra uma das paredes do meu ouvido (para frente). Isso tem alguma lógica?
R.H

Alguns nervos cranianos passam pela região do ouvido para alcançar o resto do corpo. Esse é o caso do nervo vago, que atua no coração, pulmões e sistema digestório.

Dependendo da posição do nervo –mais superficial ou profundo, uma variação que é comum–, se você encosta em uma região próxima, ele é estimulado e, como reflexo, ocorrerá a tosse.

Contudo, uma importante ressalva sobre o assunto precisa ser feita: "Não é para usar hastes flexíveis com ponta de algodão no ouvido. Não é para colocar nada no ouvido", afirma Olavo Mion, otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facil.

O uso de cotonetes pode causar causar lesões na pele do ouvido, em nervos e na membrana do tímpano.

O médico afirma que a cera não deve ser tratada como sujeira. Ela funciona para proteção do ouvido e, por isso, não deve ser retirada.

Segundo Mion, a higienização deve ser feita somente na área externa do ouvido com uma toalha ou lenço de papel.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: