Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Como se trata torcicolo?

Joseph Nicolia/Flickr
Torcicolo é um nome popular para cervicalgia
Torcicolo é um nome popular para cervicalgia

Tenho torcicolo crônico. Existe alguma forma de curar esse tipo de torcicolo?
R.M.

Torcicolo é um termo popular para a cervicalgia, ou seja, dor cervical. Normalmente, trata-se de uma dor muscular que passa em poucos dias.

Segundo Alexandre Cristante, especialista em coluna do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), do ponto de vista médico, torcicolo significa uma deformação na coluna.

"Normalmente a pessoa que está com dor procura uma posição que dói menos. Isso não é uma deformidade. O nome disso é postura antálgica", afirma Cristante.

A cervicalgia só deve começar a causar preocupação se a dor for crônica (passar de 12 semanas) estiver associada à febre, perda de peso, se for persistente após um trauma, e se estiver associada à perda de força ou de sensibilidade nas mãos.

Nesses casos, é importante procurar um médico. Há a possibilidade de hérnia de disco ou artrose. Os tratamentos iniciais costumam ser conservadores, com fisioterapia.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: