Folha de S. Paulo


Aplicativo lê movimentos de surdos e traduz língua de sinais para português

Divulgação
Aplicativo Giulia busca facilitar comunicação de surdos
Aplicativo Giulia busca facilitar comunicação de surdos

A operadora de produção Vanderlane Menezes Gomes, 29, sentiu-se mal no trabalho e, sem ajuda, foi até a enfermaria e comunicou o que sentia. O que parece básico foi significativo para ela, que é deficiente auditiva e se comunica por Libras (língua brasileira de sinais). Isso foi possível graças à Giulia, um novo aplicativo gratuito que traduz as Libras para o português.

Com um smartphone preso a uma pulseira, o aplicativo Giulia, da start-up Map Innovation, consegue "ler" os sinais usados para se comunicar e os transforma em palavras faladas em português.

Segundo o criador do programa, Manuel Cardoso, isso é possível graças ao magnetômetro –a bússola do celular– presente em alguns modelos de smartphone. Para aparelhos que não possuem essa tecnologia, no futuro o programa oferecerá uma função de teclado em Libras.

"A surdez é uma deficiência invisível. O surdo passa ao seu lado e você não sabe. Só fica sabendo se for se comunicar com ele", diz Cardoso.

Com a tradução quase simultânea –com algumas limitações e travamentos ainda–, idas ao mercado e à farmácia, a vida escolar e até consultas médicas podem ser facilitadas, evitando-se problemas de comunicação.

Até o lançamento, o aplicativo havia sido testado por cerca de cem pessoas, entre elas Vanderlane, que trabalha em Manaus em uma fábrica da Whirlpool, dona de marcas como a Brastemp e Consul e parceira do projeto.

O programa também já está em uso em uma farmácia (para tradução de rótulos com a câmera do celular) e em uma loja de eletroeletrônicos, ambas em Manaus.

Marcel Cunha, um dos desenvolvedores do Giulia, afirma que, para uma tradução precisa e funcional, é necessário ter acesso às palavras que serão traduzidas e incorporá-las ao programa, já que a formação de frases em libras não necessariamente é igual na língua portuguesa.

Divulgação
O programa não pode ser usado para qualquer situação do dia a dia
O programa não pode ser usado para qualquer situação do dia a dia

Por isso, pelo menos por enquanto, o aplicativo não consegue ser usado para toda e qualquer situação do dia a dia.

"O português é uma língua estrangeira ao surdo", diz Leandro Almeida da Silva, presidente da Associação de Surdos de SP. Ele diz que hoje há sistemas que traduzem português para libras, um caminho mais fácil. Já o inverso, o mapeamento da linguagem de sinais, é mais complexo.

Cardoso afirma também que a Microsoft está investindo no aplicativo com a ideia de implementá-lo em programas do pacote Office (como Word) e no Skype.


Endereço da página: