Folha de S. Paulo


Saúde Responde

Inflamação no cerebelo é curável?

Reprodução
Desenho de um cerebelo, que fica localizado na base do cérebro, na parte de trás da cabeça
Desenho de um cerebelo, que fica localizado na base do cérebro, na parte de trás da cabeça

Gostaria de saber se há algum tratamento para cerebelite viral. Há alguma possibilidade de cura? Fui diagnosticada com ataxia não especificada em 2002

F.M.

A cerebelite é uma inflamação no cerebelo, área do cérebro responsável pela coordenação motora e equilíbrio. Ela pode ser causada por agentes virais, bacterianos e intoxicação medicamentosa.

Alguns agressores "diretos" são o vírus da herpes e varicela zoster, explica Cristiane Soares, da Academia Brasileira de Neurologia.

Existe também a cerebelite pós-infecciosa (que, em média, ocorre entre 10 e 15 após uma infecção viral). Neste caso, uma das possibilidades de tratamento é com imunoglobulina intravenosa.

No caso da leitora, a ataxia (problema neurológico que afeta a coordenação muscular e pode causar desequilíbrio) pode ser uma sequela do processo. Fisioterapia direcionada à coordenação motora pode ajudar, explica a neurologista.

A identificação correta da origem da infecção é crucial para encontrar o melhor tratamento.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: