Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Tenho hipersecreção e muita tosse. Devo me preocupar? O que faço?

Kristian Bjornard/Flickr
Tosse com catarro é sempre um sintoma preocupante
Tosse com catarro é sempre um sintoma preocupante

Tenho hipersecreção de catarro há cinco anos e o quadro está piorando com o tempo. Tenho crises diárias, durante horas, em que tusso e há excreção de catarro. O que faço?
J.H.S.

É sempre preocupante a tosse com catarro, principalmente se ela ocorre de forma recorrente.

Com a situação atual da tuberculose no Brasil (68 mil novos casos e 4,5 mil mortes em 2015), em casos de tosses que durem mais de 15 dias é necessário exame de escarro para verificar se a bactéria da doença está presente.

A secreção, porém, é um sintoma comum a outras doenças (como na bronquiectasia –dilatação crônica dos brônquios), então, a avaliação médica é essencial.

"Se o indivíduo é ou foi tabagista, é necessária mais atenção ainda à tosse", afirma Fernanda Oliveira, pneumologista da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, que cita a possibilidade de tumores pulmonares.

Exames de imagem, como tomografia de tórax, são importantes para o diagnóstico e tratamento corretos.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: