Folha de S. Paulo


Olheiras podem ser sinal de problema de saúde?

Divulgação

Tenho olheiras que não somem. Pode ser um sinal de problemas de saúde?
H.A.

Existem olheiras de profundidade e de pigmentação. O primeiro tipo é consequência do envelhecimento e todo mundo vai ter, segundo Daniel Coimbra, coordenador do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O segundo tipo está relacionado à melanina e à genética. "Ou você tem ou você não tem", diz Coimbra. Não existe um tratamento que elimine totalmente esse tipo.

Olheiras não podem ser consideradas sintomas de alguma doença específica. Contudo, algumas condições que causem desidratação, por exemplo, podem aumentar a profundidade e a aparência de abatimento na região dos olhos.

Deve-se tomar cuidado com tratamentos oferecidos. "Também vemos cada vez mais deformidades na área dos olhos e complicações por procedimentos malfeitos."

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: