Folha de S. Paulo


Como saber se alguém é acumulador compulsivo?

Wikimedia Commons
Acumulação compulsiva pode ser transtorno psiquiátrico
Acumulação compulsiva pode ser transtorno psiquiátrico

Como sei se alguém é um acumulador compulsivo? O que fazer para ajudar a pessoa?
T.M

A acumulação é um transtorno psiquiátrico. A principal característica do problema é a dificuldade persistente para se desfazer de objetos pessoais. Isso, em algum momento, acaba causando o acúmulo.

"É diferente de uma coleção, de um hobbie, de algo que tem um sentido", diz Daniel Costa, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas USP.

"Em geral, o que os pacientes falam é que eventualmente eles podem precisar dos objetos."

A condição pode trazer problemas emocionais, familiares e até mesmo gerar problemas sanitários pela presença de animais em meio aos objetos.

Normalmente a pessoa que sofre do acúmulo não procura ajuda por conta própria. As formas de tratar a acumulação são pouco eficazes. Não há tratamentos farmacológicos e terapias não são muito eficazes.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: