Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Qual é a cura para o refluxo?

NAVFAC/Flickr
O refluxo é uma doença crônica
O refluxo é uma doença crônica

Tenho refluxo gástrico há anos. Existem novos tratamentos ou alguma perspectiva de cura?
R.H.

O refluxo é causado pelo mal funcionamento da válvula que separa o esôfago do estômago. Isso permite que o conteúdo estomacal faça o caminho contrário do que seria normal e, dessa forma, entre em contato com as paredes do esôfago.

"Não tem como você curar a válvula", afirma Ricardo Barbuti, médico assistente do departamento de gastroenterologia do Hospital das Clínicas da USP e membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia. "É uma doença crônica."

Além dos tratamentos com remédios –como o omeprazol–, existem abordagens cirúrgicas, que também costumam não ser soluções definitivas para o problema.

Pesquisas recentes têm utilizado marcapassos para normalizar a válvula, contudo, mesmo com resultados iniciais positivos, mais estudos são necessários.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: