Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Mulheres com diabetes podem ter problemas na gravidez?

Josh McGinn/Flickr
Controle glicêmico para gestantes diabéticas é mais rígido
Controle glicêmico para gestantes diabéticas é mais rígido

É verdade que mulheres com diabetes tipo 1 podem enfrentar mais problemas durante a gravidez?
F.A

O diabetes, por si só e independente do tipo, não é uma contraindicação para engravidar. De forma geral, os riscos, tanto para a mãe quanto para a criança, são mínimos.

"Mas obviamente é uma gestante que merece ser cuidada com um nível de atenção maior", diz Luiz Turatti, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.

O importante, como em todo caso de diabetes, é manter a condição controlada. Contudo, o controle glicêmico costuma ser mais rígido em gestantes.

A falta de controle adequado da doença pode levar a parto prematuro, bebês com hipoglicemia e nascimento de crianças com mais de 4,5 kg.

Turatti destaca que o controle alimentar é fundamental no período de gestação. Ele alerta também sobre os comuns casos de diabetes gestacional, que surgem durante a gravidez e costumam desaparecer depois.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook ou e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: