Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

É normal acordar durante a noite para urinar?

bark/Flickr
Acordar para urinar é um sinal de alerta
Acordar para urinar é um sinal de alerta

De uns tempos pra cá me levanto 3 vezes por noite para urinar. Por que acontece isso?
C.L.

Levantar durante a noite para urinar é uma condição conhecida como noctúria.

Não há um número de vezes normal para acordar para ir ao banheiro. "Só o fato do paciente despertar para urinar já sinaliza alguma condição de saúde", afirma Carlos Belucci, coordenador do departamento de urologia feminina da Sociedade Brasileira de Urologia.

A ação pode ser sintoma de diversas doenças: problemas cardíacos, respiratórios, vasculares, no aparelho urinário e diabetes. No caso dos homens, as doenças de próstata também estão entre as possibilidades.

Além disso, a constante interrupção do sono pode ter impactos negativos na qualidade de vida e afetar o rendimento na vida profissional.

A partir do histórico do paciente e de um exame físico inicial, especialistas conseguem delimitar possíveis causas.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook ou e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: