Folha de S. Paulo


Cientistas criam técnica que controla diabetes em camundongos sem injeção

BBC Brasil
Níveis de açúcar no sangue dos camundongos foi normalizado
Níveis de açúcar no sangue dos camundongos foi normalizado

Cientistas encontraram uma forma de controlar a diabetes em camundongos sem a necessidade de injeções de insulina. O feito foi realizado através de engenharia celular.

O estudo foi publicado nesta quinta (8), na revista científica "Science".

A diabetes é uma doença conhecida pelas altas taxas de concentração de açúcar no sangue. Caso não seja tratada e controlada, a doença pode se agravar, resultando, por exemplo, em problemas cardíacos e renais.

Os pesquisadores desenvolveram cápsulas de células geneticamente modificadas que foram implantadas no corpo dos camundongos. Esses implantes auxiliavam na liberação adequada de insulina.

Os cientistas usaram engenharia genética em células renais humanas. Elas assumiram as funções normalmente executadas pelo pâncreas.

A modificação nas células consistiu na introdução de dois genes: um deles ligado à sensibilidade quanto a glicose e o segundo para que a célula ativasse a liberação de insulina (hormônio responsável pelo controle do açúcar no sangue) quando os níveis de glicose na corrente sanguínea ultrapassassem o limite seguro.

Os camundongos tratados com a terapia celular passaram a apresentar níveis normais de açúcar no sangue.


Endereço da página: