Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

É verdade que estalos no pescoço são um problema?

Windell Oskay/Flickr
Estalos, se acompanhados de dor, podem significar um problema
Estalos, se acompanhados de dor, podem significar um problema

Toda vez que viro a cabeça de um lado para outro meu pescoço estala. Não dói, mas está me irritando. O que devo fazer?
Luciane F.

Os estalos ou cliques, quando não são acompanhados de dor, são normais. O barulho é causado por atrito entre as articulações.

Contudo, se a pessoa sente algum tipo de dor junto ao estalo, é aconselhada a realização de um exame radiológico (exames de imagem) na coluna cervical, afirma Orlando Riguesso, ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Coluna.

As dores podem significar a existência de artrose, desgaste da cartilagem das articulações. A condição não tem cura. Estalar o pescoço para aliviar dor também pode ser sinal de problemas na coluna. O tratamento costuma ser feito com anti-inflamatórios e exercícios de alongamento e fortalecimento da coluna.

Estalar articulação não causa desgaste. "É só não estalar o dia inteiro", diz o ortopedista.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook ou e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.


Endereço da página:

Links no texto: