Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Vejo pontos escuros, moscas volantes. Tem tratamento?

juantiagues/Flickr
Moscas volantes são pontos escuros na visão
Moscas volantes são pontos escuros na visão

Fui diagnosticada pelo oftalmologista moscas volantes.
No meu caso sem tratamento.
É correto?
Obrigada
Maria Alexandrina Correa

As moscas volantes são pontos escuros, normalmente marrons ou castanhos, que "flutuam" no campo de visão. Elas, contudo, não representam um perigo, pois não deterioram a visão. Por isso mesmo, não existe um tratamento para a condição.

Cerca de 40% da população com mais de 60 anos vai apresentar, em algum momento, o quadro de moscas volantes, segundo João de Freitas, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. As moscas aparecem por alterações, relacionadas à idade ou traumas, na transparência do vítreo, substância gelatinosa que preenche o globo ocular.

Contudo, deve-se ficar atento a moscas relâmpago, ou seja, quando se notam faíscas ou raios na visão. Elas, sim, podem indicar o início de uma doença. "Nesse caso, é preciso procurar um especialista", diz Freitas.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook ou e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Confira mais dúvidas enviadas pelos leitores


Endereço da página:

Links no texto: