Folha de S. Paulo


SAÚDE RESPONDE

Tomo finasterida para queda capilar. Corro risco de impotência?

Thomas Leuthard/Flickr
Corte de cabelo
Corte de cabelo

Para evitar queda capilar, comecei a usar finasterida. Existe risco de impotência?
R.V

A finasterida costuma ser usado para recuperação capilar. Além disso, em doses maiores, também é utilizado para tratamento de câncer de próstata.

O medicamento foi lançado com trabalhos bastante robustos relacionados à eficácia e efeitos colaterais. Nesse momento, não houve problemas estatisticamente relevantes relacionados à perda de libido e impotência.

Mesmo assim, "é difícil dizer sim ou não", segundo Luis Fernando Tovo, coordenador do departamento de oncologia cutânea da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Alguns trabalhos mais recentes, demonstraram diminuição de libido em pessoas que usam o remédio, porém essas pesquisas possuíam amostragem pequena.

Tovo afirma que, mesmo sem presenciar o problema em seus pacientes, passou a não mais indicar a medicação.

-

Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook ou e-mail saude@grupofolha.com.br, informando nome completo e cidade. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Confira mais dúvidas enviadas pelos leitores


Endereço da página:

Links no texto: